100 anos de Fátima

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

N-Sra-de-Fatima_1-218x300“A treze de maio na Cova da Iria do céu aparece a Virgem Maria”.

               Caros amigos e amigas, irmãos e irmãs, graça e paz! Chegamos ao mês de maio, mês dedicado à devoção à Virgem Maria, Mãe do Senhor e nossa Mãe.

             Este maio de 2017 se reveste de uma alegria maior do que todos os outros maios já celebrados, a alegria é porque celebramos o “Centenário das aparições da Virgem Maria”. As aparições de Nossa Senhora, em Fátima, começaram no dia 13 de maio de 1917, e tiveram como protagonistas três crianças que pastoreavam um pequeno rebanho, na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém.

                Lúcia de Jesus, de 10 anos, e seus primos Francisco e Jacinta Marto, de 9 e 7 anos, respectivamente, saíram de casa após rezar o terço para brincar nas imediações, onde construíam uma pequena casa de pedras.

             A Senhora disse aos pastorinhos que era preciso rezar muito, convidando-os a voltar ao local durante cinco meses consecutivos, sempre no dia 13, no mesmo horário, sendo que na última das aparições o sol dançou (como muitos escritos da época noticiaram), nesta última aparição tinha aproximadamente 70.000 pessoas e então a Virgem Maria afirmou ser a Senhora do Rosário e fez um pedido: que ali naquele local se fizesse erguer uma capela em sua homenagem.

                 Segundo o site de notícias oficiais do Santuário Nacional de Aparecida (https://www.a12.com), a Virgem de Fátima voltou a aparecer para Lúcia, que já era uma religiosa de Santa Doroteia, em 10 de dezembro de 1925, 15 de fevereiro de 1926 e na noite de 13 para 14 de junho de 1929. Nessas aparições, ela pediu a devoção dos cinco primeiros sábados, para que rezassem o terço, meditassem os mistérios do Rosário, confessassem-se e recebessem a Sagrada Comunhão, em reparação aos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria. Ela também pediu a consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração – repetindo o que já havia pedido em julho de 1917.

                Os dois primeiros pastorinhos, Jacinta e Francisco, faleceram ainda crianças como já havia dito Nossa Senhora. Jacinta faleceu em Lisboa, a 20 de fevereiro de 1920, e Francisco, em Ourém, a 4 de abril de 1919. Ambos foram beatificados por São João Paulo II, no dia 13 de maio do ano 2000, no Santuário de Fátima, em Portugal.  Agora no ano do centenário das aparições serão canonizados pelo Santo Padre Francisco, no dia 13 de maio de 2017, por ocasião de sua primeira visita apostólica  àquele Santuário.

                 A Irmã Lúcia faleceu em Coimbra, Portugal, no dia 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos. Depois das aparições de 1917, das quais foi a principal mensageira, a Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado entrou para a vida de consagração religiosa em 1925 e professou como Doroteia na cidade de Tuy, na Espanha, no ano de 1928. Fez votos perpétuos no dia 13 de outubro de 1934.

              Tornou-se Carmelita em Coimbra, no Carmelo de Santa Teresa, no dia 25 de março de 1948, onde permaneceu até a sua morte. A vidente foi sepultada no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, como era seu desejo, durante um ano, antes de ir para a basílica do Santuário de Fátima. A religiosa é uma candidata aos altares, e seu processo de beatificação está aberto desde 2008.

             Celebrar as aparições de Fátima é celebrar um acontecimento marcante para toda a Igreja Católica, mas tudo isso não apenas pela importância que assumiram para as pessoas e pela sua divulgação no mundo, mas porque têm uma íntima e profunda ligação com a mensagem do Evangelho. Existe também a  profundidade com que essas aparições marcaram e marcam, a cada dia, a vivência da fé de muitos dos católicos e pelo alcance profético dos seus apelos. A Igreja confirmou que elas apresentam uma proposta credível e válida de concretização da vida cristã.

Ao celebrar o centenário das aparições, podemos ver que a mensagem de Fátima é eloquente para os crentes de todos os tempos; as aparições e mensagens não ficaram presas a uma época passada ou somente à Cova da Iria ou a Portugal ou a Europa, mas projeta um dinamismo para o nosso presente e abre horizontes de fé para o futuro da história humana.

            Os acontecimentos de Fátima são um apelo a toda humanidade do nosso tempo, dos nossos dias, portanto celebrar o primeiro centenário da visita da Virgem Maria à Cova da Iria procura ser mais um instrumento deste apelo atual. Não se trata, portanto de assinalar simplesmente uma efeméride histórica, cujas repercussões se reduzem a um momento do passado, Fátima e sua mensagem são sempre atuais,  um veículo de evangelização,  um caminho para a conversão e para um encontro profundo com nosso Senhor Jesus Cristo, pois Maria sempre nos apresenta Jesus e nos pede que “Façamos tudo aquilo que Ele disser”. Com a celebração do centenário das aparições somos convidados, como cristãos, a renovar e fortalecer  nossa fé, nossa esperança e nossa caridade. Esse grande momento  quer ser  um auxílio para o crescimento espiritual para toda a Igreja e para todo o  povo de Deus, que com carinho e amor acorrem à Nossa Senhora de Fátima como Mãe e Mestra.

             Fátima sempre esteve na predileção dos Papas, foi o Papa Pio XII que, no dia 13 de maio de 1946, pediu  que a imagem da Virgem, que se encontra na capelinha das aparições, esculpida segundo as orientações da Irmã Lucia, fosse solenemente coroada; o gesto foi realizado por meio de seu legado pontifício, Cardeal Bento Aloisi Masella. O papa Paulo VI foi o primeiro papa a pisar o solo santo de Fátima na comemoração  do cinquentenário das aparições, em 13 de maio de 1967; também foi dele a iniciativa de oferecer a Rosa de Ouro à Virgem Maria em seu Santuário.

             A 13 de maio de 1982 foi a vez de São João Paulo II se fazer peregrino em Fátima para agradecer a Mãe de Deus por ter salvo a sua vida no atentado do dia 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro, em Roma. Disse o Papa: “Uma mão atirou e a outra desviou a bala”. São João Paulo II voltou mais duas vezes a Fátima, em 1991 e no ano 2000, quando beatificou os pastorinhos. Na coroa de Nossa Senhora de Fátima tem encravada a bala que feriu  São João Paulo II, foi ali encravada em sinal de agradecimento à proteção Dela recebida.

            O Papa Bento XVI foi peregrino em Fátima no ano de 2010, oferecendo assim como Paulo VI, a Rosa de Ouro à Virgem Mãe.  Fátima recebera neste ano centenário, no dia 13 de maio, a visita apostólica do Papa Francisco que, seguindo os passos de seus antecessores, se fará peregrino naquele que é  chamado Altar do Mundo.

            Por todos os rincões de nosso País, e também porque não dizer do mundo, estão sendo preparadas celebrações e grandes momentos de oração, de fé e de devoção para celebrar esse primeiro centenário das aparições da Mãe do Senhor na Cova da Iria. Em nossa diocese temos duas comunidades paroquiais dedicadas à Nossa Senhora de Fátima, uma localizada no Bairro Jardim Nazareth, em São José do Rio Preto, e outra na cidade de Monte Aprazível, no bairro Vila Araújo; além de capelas, que por devoção do bom povo português, cultuam com amor a Virgem Mãe, a Senhora de Fátima.

            Que neste ano centenário possamos renovar nosso “sim”, inspirados no ”sim” de Nossa Senhora e que aprendamos na Sua escola a sermos verdadeiros cristãos anunciadores da Boa Nova do Evangelho de Seu Filho Jesus.

“Salve, Mãe do Senhor,
Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima!
Bendita entre todas as mulheres,
és a imagem da Igreja vestida da luz pascal,
és a honra do nosso povo,
és o triunfo sobre a marca do mal”.

(Oração Jubilar de Consagração)

Padre Carlos Eduardo Nascimento
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Monte Aprazível

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_acf field_group=”17492″ field_from_17492=”field_551a94a159af9″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Catedral de São José” font_container=”tag:h2|text_align:left|color:%231e73be”][vc_column_text]

13 de Maio
08h |
Santa Missa
09h | Terço pela Paz e pelas Famílias
17h | Santa Missa, seguida de procissão em honra à Nossa Senhora e Consagração
19h | Santa Missa

[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Paróquia Nossa Senhora de Fátima | São José do Rio Preto” font_container=”tag:h2|text_align:left|color:%231e73be”][vc_column_text]Novena nas Casas | 19h30
04|05 Quinta-Feira
1º Dia da Novena
Rua Pedro Borguezan, 140, Jd. Nazareth (Dirce Simonato)

05|05 Sexta-Feira
2º Dia da Novena
Av.Dr.Solon da Silva Varginha, 273, Vila Gasbarro (Iza e Marcos)

06|05 Sábado
3º Dia da Novena
Praça do Jardim do Bosque, Rua do Lacerda (Juliana e Edson)

07|05 Domingo
4º Dia da Novena
Praça da UNESP (Ingrid e Kiko)

08|05 Segunda-Feira
5º Dia da Novena
Rua Rubens Malvezzi, 151, Jd. do Bosque II (Roseli e Marcelo)

09|05 Terça-Feira
6º Dia da Novena
Rua Agenor da Silva Reis, 1054 (Sirley e Osmar)

10|05 Quarta-Feira
7º Dia da Novena
Rua João de Oliveira Faria, 875, Jd. Nazareth (Nilza e Milton)

11|05 Quinta-Feira
8º Dia da Novena
Rua José Rambaiolo, 394, Jd. dos Bosque (Marlene e Doacir)

12|05 Sexta-Feira
9º Dia da Novena
19h30 – Missa e Novena Paróquia Nossa Senhora de Fátima
00h – Missa Pelos Jovens

13|05 Sábado – Dia de Nossa Senhora de Fátima
6h – Alvorada
7h30 – Missa
9h30 – Missa
12h – Terço Mariano
15h – Missa
18h – Missa e Procissão | Presidida por Dom Tomé

Quermesse
12 de Maio às 20h30
13 de Maio às 20h


Paróquia Nossa Senhora de Fátima | São José do Rio Preto
Rua Calixto Fauaz, 497, Jd. Nazareth
Fone: (17) 3224-1856[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Paróquia Nossa Senhora de Fátima | Monte Aprazível” font_container=”tag:h2|text_align:left|color:%231e73be”][vc_column_text]

04|05 Quinta-Feira | 19h30
1º Dia da Novena
Tema:”Maria, Mãe da Esperança”

05|05 Sexta-Feira | 19h
2º Dia da Novena
Tema: “Maria, Rainha do Santo Rosário”

06|05 Sábado | 19h
3º Dia da Novena
Tema: “Maria, Mãe cheia de graça”

07|05 Domingo | 19h30
4º Dia da Novena
Tema: “Maria, Mãe da Igreja”

08|05 Segunda-Feira | 19h30
5º Dia da Novena
Tema: “Maria, Mãe da Misericórdia”

09|05 Terça-Feira | 19h30
6º Dia da Novena
Tema: “Maria, Mãe Imaculada”

10|05 Quarta-Feira | 19h30
7º Dia da Novena
Tema: “Maria, Mãe Assunta aos céus”

11|05 Quinta-Feira | 19h30
8º Dia da Novena
Tema: “Maria, Mãe dos que sofrem”

12|05 Sexta-Feira | 19h
9º Dia da Novena
Tema: “Maria, Rainha dos Santos e Anjos”

13|05 Sábado – Dia de Nossa Senhora de Fátima
6h – Alvorada de Fogos
11h – Carreata com a imagem de Nossa Senhora de Fátima saindo da frente da Igreja e em seguida bênção dos veículos na frente da Igreja.
12h – Santa Missa
19h – Procissão e Santa Missa em louvor a Padroeira

Paróquia Nossa Senhora de Fátima | Monte Aprazível
Praça Vitalino Carlos de Araujo, 132, Vila Araujo
Fone: (17) 3275-2890

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4  +  2  =