Igreja no Mundo › 31/08/2018

1º de setembro: Rezar pela “Casa Comum”

 

 

Cidade do Vaticano

“Convido todos a se unirem em oração no sábado, pela nossa casa comum, pelo cuidado da nossa casa comum.”

No final da Audiência Geral, o Papa Francisco recordou que em 1° de setembro celebra-se o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, realizado em união com os ortodoxos e a adesão de outras comunidades cristãs.

Uma mensagem do Pontífice será publicada para esta ocasião, em que vai tratar do tema da água como bem primário a ser tutelado e colocado à disposição de todos.

 

Tempo da Criação

Enquanto isso, inúmeras iniciativas estão sendo organizadas em todo o mundo para celebrar este Dia, inclusive no Brasil. Na verdade, trata-se da primeira de uma série de eventos intitulada “O Tempo da Criação”.

Este “Tempo” é celebrado de 1º de setembro até 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, santo padroeiro da ecologia em muitas tradições. O tema deste ano é: “Caminhando juntos”.

 

Patriarca Ecumênico

O dia 1º de setembro foi proclamado como um dia de oração pela criação na Igreja Ortodoxa Oriental, pelo Patriarca Ecumênico Dimitrios I, no ano de 1989. A data passou a ser adotada por outras denominações cristãs europeias em 2001 e pelo Papa Francisco em 2015.

Nas Filipinas, por exemplo, o arcebispo de Manila, card. Luis Antonio Tagle, celebrará uma missa pela criação; na Suíça, haverá uma celebração anglicana num riacho poluído; nos Estados Unidos, religiosas rezarão nas proximidades de região radioativa.

 

Assis

Para reforçar ainda mais o chamado à unidade entre os cristãos diante da atual crise ecológica, em Assis será divulgada no sábado uma Declaração ecumênica conjunta, com uma atenção especial aos mais vulneráveis. A Declaração será divulgada no âmbito de um evento inédito que unirá cristãos de todo o mundo em prol do meio ambiente.

 

FONTE
VATICAN NEWS

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.