Artigos, Pe. Rafael Dalben › 10/07/2015

Nem sempre é fácil diferenciar a vocação da profissão. Mas para ajudar em nossa compreensão podemos dizer que vocação tem a ver com nosso ser, ou seja, somos chamados a ser um leigo atuante na comunidade, construindo uma família ou não, a ser um consagrado, a ser um padre.

vocVOCAÇÃO: a vocação é permanente. Ela é vivenciada em todas as horas do dia, nunca se aposenta. É um estado de vida. É única para cada pessoa. E quando a pessoa faz escolha vocacional acertada a felicidade é certa. Está sempre a serviço das pessoas, é gratuita. Assumimos a vocação pelo Reino de Deus em resposta ao chamado que Ele nos faz para a missão.

PROFISSÃO: refere-se ao que a pessoa faz. É uma atividade escolhida de acordo com as qualidades e aptidões da pessoa. É uma ocupação e algumas pessoas têm várias ocupações. A profissão dignifica a pessoa e normalmente as pessoas são remuneradas pelo que fazem. O trabalho desenvolvido pelo profissional dá o sustento para a sua vida e pode favorecer no sustento de outras pessoas também. Após muitos anos de trabalho a pessoa se aposenta, de acordo com a lei vigente em cada país.

Nem sempre é fácil identificar qual é a vocação que Deus nos chama a viver e a profissão que poderemos assumir na sociedade. É um desafio, mas é desafio bom de ser enfrentado, pois a decisão tomada e acertada, como já dissemos, nos trará felicidades. Por isso mesmo não podemos precipitar em nossas escolhas vocacionais e profissionais, precisamos fazer um bom discernimento e isso pode custar um pouco de tempo.

Graças a Deus nós temos muitas pessoas preparadas em nossa Igreja que ajudam e podem ajudar em nossas escolhas vocacionais, assim como temos muitas pessoas preparadas para ajudar em nossas escolhas profissionais. Muitas comunidades já instituíram a Pastoral Vocacional que proporciona encontros vocacionais que favorecem tirar dúvidas e, aos poucos, cada pessoa pode fazer seu discernimento e assim escolher e viver sua vocação. No campo profissional os jovens estudantes, em suas escolas, devem ter atividades de Orientação Profissional para ajudá-los a escolherem o curso técnico ou a faculdade que deverão fazer.

Em tudo precisamos de paciência, principalmente para escolher bem nossa vocação e profissão. É necessário dialogar com as pessoas que escolheram e vivem bem sua vocação, bem como com as pessoas que trabalham e se realizam em sua profissão, pois as experiências dessas pessoas podem auxiliar em nossas escolhas.

Pe. Rafael Dalben Ferrarez

Pe. Rafael Dalben Ferrarez

Ver todos os posts
Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Conteúdo relacionado

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.