Especiais › 04/04/2016

27ª Festa do Milho

20

Por: Harley Pacola

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, iniciou os preparativos para a 27ª Festa do Milho de Jaci, que este ano será realizada nos dias 10 e 17 de Abril, no Parque do Milho em Jaci.

Tradicionalmente a festa sempre conta com uma novidade gastronômica, em 2016 será a Xica Doída, receita que foi criada há mais de 50 anos é um típico prato da culinária de Goiás, nessa edição será a estrela da festa.

A Festa do Milho de Jaci tradicionalmente consolidada como a maior festa solidária do noroeste paulista, vem apresentando um crescimento de estrutura e público a cada ano, já são mais de 100 mil pessoas nos dois dias do evento, tornando marcante a participação de toda a população da região.

Os visitantes podem além de desfrutar dos mais de 30 pratos feitos com o milho, poderão participar de uma extensa programação e atrações para todas as idades, que incluem desde música sertaneja raiz até passeios de trenzinho para crianças, trole e charretes, um evento para a família toda.

Definida pelo arcebispo de Uberaba/MG, Dom Paulo Mendes Peixoto como a FESTA QUE ALIMENTA O CORPO E A ALMA, a Festa do Milho tem programação religiosa, preparada pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, a novidade serão as missas temáticas, missas das gestantes, missa dos motociclistas, missas das avós serão alguns temas. São 5 missas durante todo o dia em horários alternados. Religiosos voluntários ficam a disposição para conversar e orientar fiéis na pastoral da escuta e padres atendem confissões. Uma tenda de Adoração ao Santíssimo Sacramento também é montada na festa, para que os visitantes que desejarem, possa ter um momento pessoal de oração.

São mais de 1,5 mil voluntários convivendo em harmonia e fraternidade, movida pelo sentimento de amor ao próximo e caridade. O clima de seriedade ao trabalho contribui para o sucesso dessa grande festa.

Religião

Quem participar do evento também poderá ter momentos de reflexão e religiosidade. Estão marcadas cinco missas para cada domingo. Além disso, a programação religiosa contará com pastoral da escuta, pastoral da sobriedade, orações e bênçãos, confissões e adoração.

Por que milho?

Poucos anos após a inauguração, em 1990, frei Francisco decidiu instituir uma festa para ajudar na manutenção da obra assistencial – na época, uma casa de recuperação para dependentes químicos em Jaci. Começou pequena, com pães de milho feitos em casa. Foi crescendo ano após ano.

O milho foi escolhido como ingrediente principal por ser abundante na região. A cana-de-açúcar ainda não tinha dominado as terras. Além disso, possibilita uma infinidade de pratos, como pode ser comprovado no cardápio da festa. São 30 opções que leva o grão. Este ano, foram colhidas 120 toneladas de milho. Todo ele plantado nas terras da associação.

Toda essa quantidade vai ser transformada em cerca de 50 mil pamonhas, 20 mil potes de curau, seis mil bolos, 25 mil coxinhas, 18 mil croquetes, entre outros. Colheita, montagem das estruturas, preparação dos alimentos, a venda e todos os demais serviços da festa são feitos por 1,6 mil pessoas, todas voluntárias. Os preparativos começaram na segunda quinzena de janeiro.

Serviço
A 27ª Festa do Milho ocorre nos dias 10 e 17 de abril, das 8h às 18 horas. O Parque do Milho fica na Vicinal João Joaquim Telles Filho, km 3, em Jaci. Mais informações pelo telefone (17) 3283 9070.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.