Fala-se hoje da necessidade urgente do discipulado e do seguimento a Jesus: quais seriam as marcas desse seguimento a Cristo e seu projeto?

É imprescindível, para início de conversa, evitar o perigo de uma visão redutiva, fragmentada e estática do discipulado e do próprio seguimento. O seguimento é expressão cheia de conteúdo teológico e espiritual, é o processo de se por “a caminho” em busca de aprofundar o chamado do Mestre, reconhecê-Lo e construir a identidade cristã. O discipulado, no coração da experiência cristã, é paradigma e fonte absoluta de sentido para toda a existência.

É no seguimento e no processo de discipulado que vai sendo construída a identidade cristã. Seguir Jesus e ser discípulo são duas expressões usadas para designar a totalidade e a abrangência da vida cristã, que se caracteriza pela relação do cristão com Deus Pai, por meio de Jesus Cristo, na força do seu Espírito. O seguimento é sinônimo de conversão que abarca a vida inteira, submergida no mistério de Jesus até chegar a identificação com Ele, vivendo o processo de conversão contínua, percorrendo o caminho com Cristo como nômade na fé.

O discípulo é alguém escolhido a vincular-se a Jesus e experimenta esta vinculação por meio de um grupo e na participação da vida de um povo, formando-se para assumir o estilo e as motivações de Jesus. No seguimento, aprende a praticar as bem-aventuranças, comprometendo-se em ser sinal de vida em abundância. Realizar o seguimento é viver a tensão sempre presente entre reproduzir a estrutura fundamental da vida de Jesus (encarnação, missão, cruz e ressurreição) e atualizá-la, inspirado e animado pelo Espírito de acordo com as exigências do contexto em que se vive. Que sejamos autênticos discípulos, partindo da experiência com Jesus Cristo!

Envie também sua dúvida que poderá ser respondida na próxima edição do jornal, escreva e-mail para robertobocalete@yahoo.com.br.
Obrigado e até o mês que vem.

Pe. Roberto Bocalete
Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista – Américo de Campos

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Conteúdo relacionado

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.