Qual o objetivo de Deus se fazer homem e habitar no meio de nós? Qual o sentido da Festa do Natal?

De modo resumido, podemos dizer que o grande objetivo da encarnação, do nascimento de Jesus, é tornar a humanidade mais humana, dignificar os homens. Dito em outras palavras, a Salvação é o modo divino de restaurar a humanidade que foi criada à imagem e semelhança de Deus. É para isso que Jesus nasceu no Natal: para que a humanidade aprenda Dele a ser humana e, deste modo, torne-se divinizada e se faça acolhedora da Salvação.

O modo e o meio escolhido para realizar a promessa salvadora passa pela vida humana; é assim que Deus fala em sua Palavra definitivamente salvadora, manifestada profundamente na mística da simplicidade, no silêncio e no acolhimento de José, de Maria e dos pastores.

A celebração do mistério da encarnação proclama: hoje nasceu Jesus, o Salvador do mundo e da humanidade. Esta é a mensagem do Natal: celebrar o nascimento de Jesus e proclamar, de modo solene, que Ele é o Salvador. Jesus nasce no meio da natureza, pobre de recursos sociais e financeiros, envolvido pela noite, acolhido pela terra que se fez gruta, aquecido por animais que lhe cederam a manjedoura, acolhido na simplicidade dos pastores e iluminado pela luz dos anjos: a noite se iluminou e o céu cantou para anunciar: “Nasceu Jesus, o Salvador da humanidade!”

Com a encarnação, entendemos que Deus não se tornou simplesmente homem, mas Ele se identificou com cada ser humano de tal maneira que os acolhe e chama de irmãos, sendo solidário a nós. A encarnação nos impulsiona a sermos colaboradores da justiça, do amor e da solidariedade, transformando as inúmeras situações e estruturas, nas quais os seres humanos encontram-se pisados, excluídos, afligidos e desprezados. Que assim seja!

Envie também sua dúvida que poderá ser respondida na próxima edição do jornal, escreva e-mail para robertobocalete@yahoo.com.br.

Obrigado.

Pe. Roberto Bocalete
Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista – Américo de Campos

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Conteúdo relacionado

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.