Como podemos entender o agir de Deus na realidade?

Quase sempre essa pergunta aparece nos diálogos ou até mesmo nos momentos de direção espiritual: Deus determina a realidade? Qual a maneira de Deus agir? Entendemos que Deus conduz tudo ao aperfeiçoamento por caminhos que somente Ele conhece e que a criação está nas mãos do Criador. Por isso, o Catecismo da Igreja Católica afirma que a maneira própria de Deus agir é a Providência: Ele atua nos grandes acontecimentos como também no cotidiano, contudo, sem beliscar a nossa liberdade, como se fôssemos “marionetes” dos Seus planos eternos. Deus está presente nos diversos momentos, Ele É e sempre será, Nele nos movemos, vivemos e existimos; mesmo nos momentos dolorosos ou nas ocorrências sem muito sentido, Deus está presente e sua providência nos encaminha para o crescimento e a maturidade.

O ser humano, colaborador no aperfeiçoamento da criação, precisa tornar-se instrumento do amor divino e conhecer a vontade de Deus, que é a salvação. Sendo assim, Deus também age a partir de nós e através de nós para que o projeto do Reino aconteça. É importante confiarmos na Providência, deixarmos Deus ser Deus: a confiança é a fé firme e viva de que Deus nos pode ajudar e ajudará. Que sejamos abraçados pela bondade onipotente de Deus.

Envie também sua dúvida que poderá ser respondida na próxima edição do jornal, escreva e-mail para robertobocalete@hotmail.com. Obrigado e até o próximo mês com nova pergunta.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Conteúdo relacionado

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.