Igreja no Mundo › 29/06/2018

A entrega do pálio

 

A entrega do pálio: a palavra aos arcebispos brasileiros

Dos 30 arcebispos que recebem este ano o pálio, somente um é brasileiro: Dom Airton José dos Santos. Ouça a entrevista ao arcebispo de Mariana e aos arcebispos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Cidade do Vaticano

Comunhão, evangelização, acompanhamento: todos estes aspectos estão ligados à entrega do pálio das mãos do Santo Padre aos arcebispos – gesto que se realiza tradicionalmente na solenidade dos Santos Pedro e Paulo.

Dos 30 arcebispos metropolitanos que receberam este símbolo, um é brasileiro: Dom Airton José dos Santos, que nos dias passados tomou posse da Arquidiocese de Mariana (MG). Na verdade, Dom Airton recebe o pálio pela segunda vez, já que antes de ser transferido para Minas Gerais era Arcebispo de Campinas (SP).

Nesta entrevista ao Padre Arnaldo Rodrigues, Dom Airton faz a sua reflexão sobre o pálio e fala de suas expectativas no comando da Arquidiocese, a sexta mais antiga do Brasil:

 

Ouça a entrevista a Dom Airton José dos Santos

 

Na cerimônia na Praça São Pedro, concelebraram com o Papa Francisco os arcebispos de São Paulo e Rio de Janeiro, Cardeais Odilo Pedro Scherer e Orani João Tempesta, que assim comentaram a importância do pálio e o seu significado:

Dom Odilo Pedro Scherer

Dom Orani João Tempesta

 

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.