Avós como transmissores da fé

AVÓS COMO TRANSMISSORES DA FÉMuito se fala sobre o relacionamento dos avós  com os netos.

Dizem que nós estragamos nossos netos; na verdade o que somos? Somos simplesmente pessoas que muito amam esses tesouros.

São eles filhos de nossos filhos que hoje contam com “as babás” de ontem e que por vários motivos nós as substituímos. Quando não substituímos, buscamos estar juntos pelo prazer, pela alegria, pela motivação que mais nos proporcionam.

Por isso, tudo aquilo que vivenciamos transmitimos a eles de uma forma carinhosa, por vezes até sem o limite paterno, repreensivo, mas compreensivo.

Para os avós não existe canseira para lidar com as suas crianças; viram crianças para agradar um neto ou uma neta.

Fazem a comida que eles gostam, quando podem presenteiam com aquilo que desejam, e é assim que eles  sentem a confiança necessária para acreditar em tudo que ensinamos e vivenciar aquilo que vivemos.

Aí… fala alto o exemplo.

É nesta aprendizagem que incluímos, na sua educação, os princípios religiosos: pequenas orações, cânticos, gestos e devoções.

É muito comum vermos nas missas crianças com seus avós e não com seus pais, que por um motivo ou outro não vão ou não tem a paciência necessária de ver as traquinagens na igreja.

Os avós por sua vez acham normal que a criança pergunte, que se levante, que ande, mas que estejam ali pertinho imutando a todos numa atitude espontânea.

É ela que no amanhã vai amadurecer coraçõezinhos querendo ser participantes da comunhão e dos ofícios religiosos.

Que lindo ver o sinal da Cruz espalhada nos rostinhos compenetrados, erguendo os bracinhos no Pai Nosso, dos olhinhos que buscam a comunhão.

Somos nós adultos, e avós, que  no restante do recolhimento mostramos a importância de Jesus no coração.

Lá vão para o catecismo, para este instante, e na maioria em companhia dos avós, nos “ires e vires”.

Assim nos sentimos felizes participando dos progressos, em todos os sentidos, como transmissores da fé na vida daqueles que tanto amamos: nossos netos, filhos de nossos filhos.

Nelva Cecília Moreira Zanim
Paróquia Santa Rita de Cássia – Mirassol/SP

Textos e Artigos Diversos

Textos e Artigos Diversos

Ver todos os posts
Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.