Catequese! O que é?

Durante muito tempo e para muitos, ainda hoje, catequese se reduz a ensinar as orações e preparar crianças, jovens e adultos para receberem os sacramentos. Estes elementos estão presentes no agir catequético, mas não  defini  o que vem a ser a  catequese.

Definir o que é catequese, não é uma tarefa muito fácil, pois a catequese faz parte da grande missão da  Igreja que é Evangelizar, ou seja, levar a “boa nova de Jesus Cristo a todos e todas”.

Evangelização e catequese são realidades tão ricas e complexas que não cabem dentro de definições que podem empobrecer ou mutilar o seu verdadeiro sentido.

Evangelizar é um processo que tem pelo menos três momentos essenciais, a ação missionária,  a ação catequética e a ação pastoral (DGC 49).

A catequese, então, faz parte do  processo evangelizador da Igreja. E preciso ter claro que a catequese  é a ação precedida ou preparada pelo Primeiro Anuncio. É o segundo passo na vida daquele que fez a opção pelo seguimento de Jesus Cristo.

A catequese é um ato essencialmente eclesial e  está a serviço da iniciação á vida cristã. Sua finalidade principal encontramos no Diretório Geral de Catequese, nº 80: “A finalidade definitiva da catequese é a de fazer com que alguém se ponha, não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo”. Ou seja a catequese através de uma pedagogia mistagogica, vai proporcionar  ao interlocutor  os fundamentos, as bases necessárias para  amadurecer a fé inicial e sustentar depois a sua ação pastoral.

É preciso ter presente, porém que estas ações do processo de evangelização não são estanques, separadas,  mas uma perpassa a outra, pois o anuncio querigmático, deve estar presente na ação catequética e na ação pastoral; e a ação catequética como aprofundamento da fé deve estar presente também na ação pastoral e  por tanto durante toda a vida do cristão.

Vivemos hoje um novo paradigma na compreensão da catequese. Nossa catequese deve ser compreendida e  assumida dentro deste contexto maior que é a iniciação à vida crista, num estilo catecumenal e mistagógico.

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã

Ver todos os posts
Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.