Cnbb › 09/07/2020

Celebrar em família

Reprodução: CNBB | 09/07/20

 

Vivendo a dignidade de povo sacerdotal conferida pelo batismo, as famílias brasileiras são chamadas a celebrar em seus lares o Dia do Senhor. Neste domingo, 12 de julho, a Igreja celebra o 15º Domingo do Tempo Comum e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, oferece mais uma vez o roteiro “Celebrar em família”.

No centro da celebração da Palavra está a parábola do Semeador, extraída do Evangelho de Mateus 13, 1-23:

 

[…] “A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”, ensina Jesus no Evangelho do próximo domingo.

 

Neste contexto de pandemia, o roteiro pode ser uma valiosa opção para continuar em comunhão com a Igreja, principalmente as pessoas impossibilitadas por motivo de saúde ou idade, ou porque pertencem ao denominado ‘grupo de risco’, que devem ainda abster-se de participar das celebrações comunitárias dominicais, nos locais em que as missas já retornaram.

O roteiro desta semana também tem uma prece especial pelo fim da pandemia. A Comissão para a Liturgia da CNBB oferece no material uma litania, também conhecida como ladainha, que ajudará as famílias em suas súplicas.

 

Para baixar o roteiro, clique aqui.

 

Preparação para celebração

– Escolha de um local adequado na casa para celebrar e rezar juntos;

 

Preparar:

– Bíblia com o texto a ser proclamado;

– uma vela;

– um vaso com flores;

– um crucifixo;

– uma imagem ou ícone de Nossa Senhora;

 

Escolha quem irá fazer o “Dirigente” (D) da celebração: pode ser o pai ou a mãe e quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam juntos.

____________________

 

 

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.