Centro de Estudos encerra Ano Acadêmico com Missa

As ações implementadas no Centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus ao longo de 2022 (entre elas a constituição do Conselho Missionário de Seminaristas – COMISE), o aniversário natalício do Pe. José Luís Albuquerque e do Pe. Luiz Caputo e o testemunho da professora Eleni que, nos últimos 29 anos, lecionou Língua Portuguesa (e agora, ao final do presente ano acadêmico, deixa o posto) foram algumas das motivações para a Missa em Ação de Graças celebrada na paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração na manhã de sexta-feira, 2 de dezembro.

O bispo diocesano de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, saudou os seminaristas e a eles confiou os cumprimentos dedicados aos bispos de Jales, Barretos, Catanduva e Votuporanga; Dioceses que igualmente se valem do Centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus para a formação dos futuros Ministros Ordenados.

Partilha
Dando graças a Deus pela caminhada, Dom Vilar sublinhou que todo o itinerário formativo tem um plano global que conduz a Cristo. “Estamos, sempre, como discípulos que se configuram ao Senhor, que é o nosso Pastor. Todos recebemos a graça e todos temos uma missão”, partilhou o religioso.

O bispo recordou, ainda, que o caminho vocacional já se faz missão em uma Igreja que renova o chamado à saída. “Precisamos pregar o Evangelho a partir do testemunho”, disse o epíscopo.

Reconhecimento
O reitor do Seminário, Pe. Leonel Brabo, agradeceu todos os envolvidos na formação dos seminaristas em suas variadas dimensões ao longo de 2022. O presbítero igualmente saudou aqueles que concluíram o 3º ano de Filosofia, o 4º de Teologia e os vocacionados que seguirão, em 2023, do Propedêutico para o Seminário Maior. Também coube ao padre dirigir palavras de gratidão à professora Eleni que, mesmo aposentada, reafirmou sua disponibilidade. “Nesses anos em que trabalhei e participei da vida de vocês, tive muitas alegrias. Eu acho que é a hora de parar, mas me coloco à disposição. Muito obrigado”, disse a docente antes de ser efusivamente aplaudida.

Ao final do encontro, e já projetando o próximo período acadêmico, Dom Vilar externou o desejo de promover uma maior integração entre os Seminários da Sub-Região Ribeirão Preto 2. A Nossa Senhora, que com o seu sim trouxe Jesus, o bispo dirigiu uma prece. “Que no próximo ano, ela com seu coração de Mãe, possa nos acompanhar passo a passo”, encerrou o religioso.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.