Clero
Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta

Terceiro Bispo da Diocese de São José do Rio Preto (1997 - 2004)

LEMA EPISCOPAL: “UT OMNES UNUM SINT”
“Que todos sejam um”

RESUMO BIOGRÁFICO

Filho de – Achille Tempesta e de Maria Bárbara de Oliveira
Nascido em São José do Rio Pardo – SP – 23 de junho de 1950
Ingressou na Ordem Cisterciense (São José do Rio Pardo) – 01 de fevereiro de 1968
Profissão solene na Ordem Cisterciense – 02 de fevereiro de 1969
Ordenação presbiteral – 07 de dezembro de 1974
Pároco de São Roque (São José do Rio Pardo) – 07 de dezembro de 1984
Eleito 1º Abade da Abadia de N. Sra. de São Bernardo – 05 de dezembro de 1996
Benção Abacial – 15 de dezembro de 1996
Nomeado bispo de Rio Preto – 26 de fevereiro de 1997
Ordenado bispo – 25 de abril de 1997
Posse canônica em Rio Preto – 1º de maio de 1997

Biografia
Com a renúncia de Dom José de Aquino aceita pelo Papa João Paulo II, a sede episcopal ficou vacante, mas a Santa Sé o nomeou Administrador Diocesano de Rio Preto. Esperávamos ansiosos pelo novo bispo que deveria compor, com os outros seis da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, um conjunto harmônico. Pouca gente acreditava que o novo prelado pudesse vir do Estado de São Paulo, mas veio: era um sacerdote da Diocese de São João da Boa Vista. Orani João, caçula entre 9 irmãos, nasceu em São José do Rio Pardo – SP aos 23 de junho de 1950 e foi batizado na Matriz de São José aos 9 de agosto do mesmo ano. Filho de Achiles Tempesta e Maria de Oliveira, já falecidos, fez os cursos primário, ginasial e colegial em sua terra natal nos anos 1957 – 1967. Ingressou no Mosteiro de São Bernardo aos 20 de janeiro de 1968, encaminhando-se para o noviciado no Mosteiro Cisterciense de Itaporanga, onde vestiu hábito em 1º de fevereiro do mesmo ano. Como monge professo de votos simples, fez seus estudos superiores na Faculdade de Filosofia no Mosteiro de São Bento, de 1969-1970, e os estudos de Teologia no Instituto Teológico Pio XI, dos religiosos salesianos, ambos em S. Paulo.

Aos 2 de fevereiro de 1972, fez a Profissão Solene na Ordem Cisterciense. Aos 7 de dezembro de 1974, foi ordenado sacerdote por D. Tomás Vaquero, na Matriz de São Roque, em São José do Rio Pardo. A vida pastoral de Dom Orani João foi intensa e o credenciou para assumir a missão árdua do episcopado. Tanto dentro da Ordem Cisterciense como na Diocese de S. João e Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, seu trabalho esteve marcado pela simplicidade e eficácia. No dia 5 de dezembro de 1996, foi eleito 1º Abade da Abadia de Nossa Senhora de São Bernardo – o primeiro nascido no Brasil. Dom Abade Orani João foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, como 3º Bispo de Rio Preto, no dia 26 de fevereiro de 1997. A sagração episcopal se deu em S. José do Rio Pardo, das mãos de Dom José de Aquino Pereira, a quem substituiria, aos 25 de abril do mesmo ano. Em 1º de maio de 1997, com grande afluxo de fiéis, autoridades, sacerdotes, seminaristas e religiosos, tomou posse, na Sé Catedral de Rio Preto, seu novo bispo, Dom Orani João Tempesta. Neste mesmo dia, ele fez chegar às mãos do presbitério e dos agentes de evangelização sua 1ª Carta Pastoral, em que assim se expressa: “Amados diocesanos, a nossa experiência primeira deve ser nossa unidade com Deus, tendo-O como Pai, que enviou o Seu Filho para que quem Nele crer tenha a vida. O amor do Pai e do Filho que nos conduz e nos santifica. Esta experiência de Deus amor, em nossas vidas, nos impele também o amor aos irmãos para trabalhar neste mundo pela justiça e paz. Venho para ser o sinal da unidade visível entre vocês, para que todos sejam um”. Como Abade Cisterciense, o lema de Dom Orani João era “oportet magis prodesse” (Regra de S. Bento 64,8 – “é mais útil servir”).

Como Bispo de Rio Preto, seu lema foi “Ut omnes unum sint” (Jo 17,21 – “que todos sejam um”). Dom Orani João foi transferido para a Arquidiocese de Belém em 13 de outubro de 2004, após sete anos de incansável trabalho pastoral. Atualmente, Dom Orani é o Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online