Notícias Diocesanas › 24/01/2019

Diocese celebra 90 anos

Missa será celebrada nesta sexta, 25/01, na Catedral.

 

Nossa amada Diocese de São José do Rio Preto completa nesta sexta-feira, 25/01/2019, 90 anos de criação. E para comemorar a data, nada melhor que celebrar a Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã e coração pulsante da vida da Igreja. Dom Tomé Ferreira da Silva, bispo diocesano, presidirá a Santa Missa às 20h na Catedral de São José, igreja-mãe da diocese.

Para esta celebração, são esperados todos os sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas da diocese e um grande número de fiéis, vindos de várias cidades. De fato, será uma ocasião de encontro, de ação de graças, de alegria, de oração e de comunhão, que une a todos para, em torno da mesma mesa, celebrar: celebrar a história, a fé e a vida desta porção do povo de Deus que constitui esta Igreja particular no Noroeste do estado de São Paulo.

Nossa diocese foi criada pelo Papa Pio XI, por meio de uma bula datada de 25 de janeiro de 1929. Sua criação foi consequência de um pedido feito por Dom José Marcondes Homem de Mello, então bispo de São Carlos, ao núncio apostólico no Brasil, Dom Benedetto Aloisi Masella, devido à grande extensão territorial de sua diocese. À época, a Diocese de São Carlos abrangia uma imensa área no interior do estado, indo dos arredores de São Carlos até a divisa de São Paulo com Minas Gerais, o que dificultava a atenção pastoral devida aos moradores que habitavam em Rio Preto e em seus arredores. Na mesma situação se encontrava Jaboticabal.

Sensibilizado com a realidade e atento ao pedido de Dom José Marcondes, o núncio comunicou à Santa Sé a necessidade de dividir o vasto território e, assim, desmembradas do território da Diocese de São Carlos, surgiram as dioceses de São José do Rio Preto e Jaboticabal.

Desde a criação, a Diocese de São José do Rio Preto teve cinco bispos. O primeiro foi Dom Lafayette Libânio, que governou de janeiro de 1931, quando chegou a Rio Preto, até 1966. Depois, sucederam-no Dom José de Aquino Pereira (1968-1997), Dom Orani João Tempesta (1997-2004) – hoje cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, RJ –, Dom Paulo Mendes Peixoto (2006-2012) – hoje arcebispo de Uberaba, MG – e, atualmente, Dom Tomé Ferreira da Silva, que tomou posse da diocese em novembro de 2012, vindo da região do Ipiranga, em São Paulo, onde era bispo auxiliar.

Após a criação da Diocese de Votuporanga em 2016, a Diocese de São José do Rio Preto é composta hoje por 70 paróquias presentes em 27 municípios do Noroeste paulista. A essas paróquias estão ligadas capelas, comunidades e áreas missionárias. Também se fazem presentes congregações, associações e comunidades religiosas e de vida consagrada. O trabalho pastoral é árduo e profícuo, graças à colaboração e à atuação de inúmeros fiéis leigos em comunhão com o clero e com o bispo diocesano.

Comemorar 90 anos de nossa diocese é fazer memória do passado e celebrar o presente, dando graças por eles, e, mais importante, olhar com confiança e esperança para o futuro, com as metas, os desafios e as exigências que ele nos apresenta na edificação do Reino de Deus – que é o nosso objetivo.

Somos todos Igreja de Deus, comunidade de irmãos e irmãs, convocados por Cristo para assumirmos nossa missão de discípulos-missionários e estarmos sempre em saída, construindo o seu Reino na história sob a luz do Espírito Santo. A história somos nós que fazemos e para construirmos uma bela história não podemos jamais nos esquecer da nossa história.

Na Eucaristia que celebraremos nesta sexta, encontramos a mais elevada, a mais bela e a mais significativa forma de fazer memória, dar graças e alimentar a nossa fé e a nossa esperança.  Diante do altar da vida, alimentados pela Palavra e pela Eucaristia, encontramos a força necessária para a nossa caminhada – caminhada esta que, numa diocese nonagenária, está apenas começando.

Celebremos!

Seminarista Paulo Castro
Jornalista

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.