Notícias Diocesanas › 18/06/2018

90 anos de Ação Evangelizadora

Perto de celebrar nove décadas de Ação Evangelizadora no Noroeste Paulista, a Diocese de São José do Rio Preto dará início às festividades pelo seu aniversário de criação. Sexta-feira, 22 de junho, a partir das 20 horas, na Catedral, dom Tomé Ferreira da Silva exaltará o Povo de Deus a ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13 – 14). São aguardadas caravanas de todas as Regiões Pastorais, expressando, no encontro, a unidade da Igreja Diocesana.

A Festa do Coração Imaculado da Bem-Aventurada Virgem Maria também será ocasião para o início da Peregrinação da imagem do Padroeiro da Diocese nas Paróquias, ação que igualmente sublinhará a importância das lideranças leigas no trânsito do Ano Nacional do Laicato. A iniciativa é uma das mais destacadas ações no contexto das comemorações. “O leigo cristão católico é amigo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo batismo, ele participa da vida e missão do Divino Salvador, sacerdote, pastor e profeta”, ressaltou dom Tomé.

Segundo o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Gerson Carlos Cavalin, um subsídio especialmente preparado para as Festividades servirá de alicerce para as iniciativas que serão realizadas nas Comunidades e junto à sociedade em geral. O material, que já foi encaminhado às Paróquias, foi dividido em duas etapas: a primeira, no contexto da preparação para a acolhida do Imaculado Coração de Maria, oferece quatro encontros. Seus temas estão inclinados à figura do Leigo no Concílio Ecumênico Vaticano II, no mundo do trabalho, no mundo da política e como agente da Iniciação à Vida Cristã.

Quando da chegada da Imagem do Padroeiro da Diocese às Comunidades, terá início o Tríduo para a vivência da visita. O subsídio produzido pela Comissão Diocesana também oferece a temática para essa etapa: Maria Discípula e Missionária, Família: Escola da paz e superação da violência e, por último, A espiritualidade do Leigo e da Leiga. “Em consonância com o Ano Nacional do Laicato, preparamos as atividades para celebrar nossa caminhada de Povo de Deus nestas terras de São José”, declarou o padre Gerson Cavalin. Coroação e reza do Terço também estão sendo apontadas como práticas a serem realizadas junto aos Diocesanos.

Nesse amplo contexto celebrativo, todas as iniciativas conduzirão o Povo à festa programada para janeiro de 2019. “Recordar os 90 anos da Diocese de São José do Rio Preto é momento de ação de graças, no reconhecimento da graça de Deus presente no noroeste do Estado de São Paulo. Somos chamados a viver o presente com os olhos abertos para o futuro: uma Diocese missionária, que vai ao encontro dos que vivem na ignorância total ou parcial da pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo”, concluiu dom Tomé Ferreira da Silva.

 

 

André Botelho
Santuário São Judas Tadeu
Jornalista em São José do Rio Preto

 

 

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.