Cnbb › 21/03/2017

Dom Jacinto Furtado

Por: Rádio Vaticano

Amigo ouvinte, o espaço semanal “O Brasil na Missão Continental” continua com a participação do arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, trazendo-nos, na edição de hoje, duas experiências eclesiais desta Igreja particular piauiense: uma diz respeito à formação dos leigos para a ação evangelizadora cuja preparação é feita a partir das foranias; outra é a experiência das diaconias territoriais.

Dom Jacinto fala-nos de uma experiência bonita, pioneira, em sua arquidiocese, que são as “diaconias territoriais”, onde um ou mais diáconos assumem – por mandato do bispo – a coordenação daquela comunidade.

Nesta realidade, afirma, o acento está na diversificação dos ministérios, bem sabendo que “o ministério presbiteral deve ser o ministério da síntese e não a síntese dos ministérios”.

Quanto à formação dos leigos – tema de particular importância na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe –, Dom Jacinto diz ter na arquidiocese as foranias que congregam várias paróquias. São elas, as foranias, que promovem essas formações regulares no campo bíblico, no campo litúrgico, e também a formação missionária mais específica, acrescenta. Ouça:

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.