Artigos, Dicas de Saúde › 10/05/2017

Perdão

Para curarmos a nós mesmos e sermos realmente cristãos. 

O perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida,  etc. O perdão é um processo mental que visa à eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.
O perdão nos livra da mágoa e do sentimento de culpa que guardamos dentro de nós, que muitas vezes nos causam doenças emocionais e físicas. Portanto  quando ficamos livres da mágoa e do sentimento de culpa, pelo ato de perdoar, estamos construindo o caminho para nossa cura interior.

A maioria das pessoas tem muita dificuldade em perdoar e um dos principais motivos é confundir perdoar com “desculpar”.
Temos a impressão de que se perdoarmos alguém estaremos coniventes com o erro da pessoa ou livrando essa pessoa de pagar o que nos deve. Na verdade, o perdão não vai livrar ninguém da culpa, ou seja, se alguém fez algo de errado contra você, um crime por exemplo, esta pessoa terá que pagar por este erro, você perdoando ou não!

Na maioria das vezes em que perdoamos, a pessoa nem fica sabendo , pois o perdão é um ato de amor, de compaixão, no qual, por misericórdia, cancelamos mágoa e culpa em nosso coração e ficamos livres do “lixo” que alguém tinha deixado dentro de nós.

Portanto quando perdoamos, não estamos tirando a culpa da outra pessoa e sim eliminando a mágoa, raiva e ódio que estavam dentro de nós e desta forma nos sentimos livres e certamente mais saudáveis.

Outra dificuldade em perdoar é que no fundo temos um desejo de vingança, ou seja, o famoso “isso não vai ficar assim”  ou “isso não vai ficar barato”. Queremos, no fundo, que a pessoa pague por aquilo que fez e enquanto isso não acontecer, nós não perdoamos. Isto é outro grande erro, pois quando perdoamos, não mudamos o outro e sim a nós mesmos.

Por que para o cristão o perdão é essencial? 
Porque para ser cristão, não há a menor possibilidade de conviver dentro de uma mesma pessoa o amor e o ódio. Se o caminho do cristianismo é o caminho do amor, e a falta de perdão nos leva ao ódio, à raiva, à ira dentre outras coisas, não perdoar nos leva a um desvio do caminho do ser cristão. Muita gente acha que perdão é coisa de gente fraca, mas é exatamente o contrário, perdoar é para os fortes.

A recusa do perdão não só coloca uma barreira em nossa profunda inclinação ao outro e à nossa vocação  para a partilha, mas também desvia nossa capacidade de amar. Como disse Jacques Marin, “todo obstáculo ao perdão é um obstáculo ao amor”.
Em resumo, o perdão nos liberta da mágoa, do sentimento de culpa e de todas as doenças que estes sentimentos carregam e também  revela quem é o verdadeiro seguidor de Cristo.

Dr. Rubens Siqueira

Dr. Rubens Siqueira

Ver todos os posts
Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.