› Sonho Grande

Sonho GrandeA autora e jornalista Cristiane Correa nos conta nesta obra prima como o homem mais rico do Brasil Jorge Paulo Lemann, que juntamente com Marcel Telles e Beto Sucupira aplicaram seu estilo de gestão baseado na meritocracia e controle de custo para criar uma multinacional no Brasil e posteriormente alcançar o mundo. Jorge Paulo Lemann foi destaque na mídia recentemente ao se tornar o brasileiro mais rico do Brasil, com uma fortuna avaliada em cerca de 21,5 bilhões de dólares, o que o posiciona na 28ª colocação no ranking mundial.

O livro nos conta que foi através de muito estudo, muito trabalho duro, fundado na ética e na meritocracia, controle de custos, e escolha das pessoas certas, dentre outros fatores, que esse trio de brasileiros conseguiu chegar ao topo do capitalismo não somente brasileiro, mas também mundial. A biografia não autorizada é ao mesmo tempo inspiradora e fascinante, por mostrar os bastidores daquela que é a maior história de sucesso empresarial do Brasil.

Como toda boa biografia que se preze, o livro começa contando aspectos familiares e pessoais de Lemann, depois segue para a sua formação universitária que se deu em Harvard, nos anos 50, onde concluiu o curso de economia. Em seguida apresenta toda a sua trajetória profissional, que se iniciou no mercado de capitais.

Meritocracia e controle de custos são os assuntos que envolvem todo o livro. Os três sempre priorizaram reunir talentos com a “faca no dente” e o “brilho no olho”. É relevante citar que o livro também enfatiza como o trio acabou criando a própria fundação, a Fundação Estudar, destinada a ajudar pessoas a buscarem qualificação nas melhores universidades, tanto dentro do Brasil, quanto no exterior. Além da Fundação Estudar, é digno de nota a Fundação Endeavour Brasil, comandada por Beto Sicupira, que se destina a fomentar o empreendedorismo no Brasil. A literatura também explica o motivo pelo qual o Banco Garantia não deu certo, a expansão internacional no mundo dos negócios que os três tiveram, e a construção da maior cervejaria do mundo.

Trata-se por fim de uma excelente obra, que consegue explicar os motivos que estão na base de alguns dos maiores sucessos empresariais. É verdade que nenhuma trajetória de sucesso é marcada somente por vitórias, e a autora faz muito bem o trabalho de tentar entender o motivo de alguns investimentos de Lemann, Sicupira e Telles não terem dado certo.

É um livro inspirador para quem está em busca de novos sonhos e conquistas, não somente na área dos negócios, mas em toda e qualquer área da vida. O livro conta de forma coesa incríveis lições de gestão empresarial e de vida. Mostrando em uma análise crítica que os três personagens centrais estão onde merecem estar. É leitura obrigatória para quem deseja avaliar se está no caminho certo. E ainda tem histórias curiosas e gostosas de ler. Recomendo muito!

As pessoas deveriam sonhar sempre com o impossível. Afinal, sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho.

Mario Welber Bongiovani
Jornalista

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online