› A Misericórdia

Li e recomendo o Livro A MISERICÓRDIA – condição fundamental do Evangelho e chave da vida cristã, do cardeal Walter Kasper, que encontrei enquanto procurava em uma livraria títulos referentes ao tema do Ano Jubilar proposto pelo santo Padre o Papa Francisco, o Ano Santo da Misericórdia.

O autor é doutor em Teologia Dogmática, nomeado cardeal em 2001, atualmente é presidente emérito do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

O dito trabalho teológico teve seu início de forma simples com rascunhos elaborados para um ciclo de palestras no âmbito de Exercícios Espirituais, o que justifica a objetividade e a clareza com que o autor aborda o tema da Misericórdia sob vários pontos de vista como a atualidade, a filosofia, a análise bíblica do Antigo e Novo Testamento dando atenção especial ao Sermão da Montanha “Felizes os misericordiosos” (Mt 5,7), a Igreja como sacramento da misericórdia e promotora da cultura da misericórdia, até a Virgem Maria, “Mãe de misericórdia” e arquétipo da misericórdia.

A reflexão e investigação levaram o cardeal a questões centrais, tanto no que se refere à doutrina sobre Deus e os atributos divinos, por um lado, como no que diz respeito á existência cristã, por outro. O texto pretende estabelecer a ligação entre a reflexão teológica e as considerações espirituais, pastorais e sociais com o intuito de propiciar uma cultura de misericórdia e também promover a superação do distanciamento entre a teologia acadêmica e a teologia espiritual.

Assim, esta brilhante exposição propõe responder questões importantes como: O que significa crer em um Deus misericordioso? Que relação existe entre a misericórdia de Deus e sua justiça? O mal imerecido e a misericórdia de Deus são conciliáveis? Como havemos de responder à misericórdia de Deus em nossa forma de agir? O que significa mensagem da misericórdia para a prática da Igreja, e o que podemos fazer para que resplandeça na vida dos cristãos e da Igreja a mensagem fundamental da misericórdia divina?

“Esta misericórdia, como dom divino, é simultaneamente tarefa de todos os cristãos. Devemos praticar misericórdia. Devemos vivê-la e testemunhá-la por palavras e por obras. Assim, por meio de um raio da misericórdia, o nosso mundo, freqüentemente escuro e frio, pode tornar-se mais quente, mais luminoso, mais digno de ser vivido e amado. A misericórdia é o reflexo da glória de Deus neste mundo e a quinta-essência da mensagem de Jesus Cristo que nos foi oferecida e que nós, pela nossa parte, devemos oferecer aos outros” (A Misericórdia: condição fundamental do Evangelho e chave da vida cristã, KASPER, W; tradução Beatriz Luiz Gomes-2. Ed. São Paulo: edições Loyola; Portugal: Princípia Editora; 2015; pág. 262).

Esta é a minha dica, boa leitura.

Padre Rogério Corrêa
Paróquia São João Apóstolo e Nossa Senhora das Dores

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online