› As Excelências da Santa Missa

Queridos leitores, hoje nesta coluna sobre minhas leituras, gostaria de apresentar a vocês uma obra bastante antiga, mas de uma atualidade ímpar. Escrita no final do XVIII, por São Leonardo de Porto Maurício, a obra “As excelências da Santa Missa – O Tesouro Oculto” tem por objetivo exaltar o grande valor da Missa para a Salvação da humanidade. De forma simples, polida e com uma grande dose de exemplos práticos e testemunhos reais, o autor nos faz perceber que a Santa Missa é o maior presente que podemos receber de Nosso Senhor.

Fundamento seu argumento nas chamadas “4 Vantagens do Santo Sacrifício” – adorar a Deus, compensar nossos pecados, agradecer pelos benefícios e pedir mais graças – São Leonardo divide o texto em vários pequenos títulos, começando por nos explicar as vantagens da participação no Banque Eucarístico e como podemos proceder para que nossa participação seja plena e ativa. Para que suas palavras surtam efeito, na parte posterior, são dados vários métodos que facilitam a maneira de se portar ante o Altar do Senhor, na Palavra e na Eucaristia.

Para o autor, somente através da Missa podemos render a Deus um culto verdadeiro, pois ali compartilhamos, em comunidade, a Salvação quista por Deus para todos. Por isso, em várias partes do livro, São Leonardo fala para cada tipo de fiel, como se empenhar para que não nos afastemos desse precioso bem falando às mulheres, aos comerciantes, aos agricultores, inclusive aos padres.

Assim, ao final da obra, vemos que de fato a Missa é um grande Tesouro que passa despercebido por nós pelos barulhos do mundo, e que devemos nos esforçar para redescobrir que a Missa é a forma mais perfeita de nos aproximar de Deus e a melhor forma que Deus encontrou para estar bem perto de nós.

Paulo Pereira

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online