› Estrelas além do tempo

Estrelas além do tempo é um drama biográfico, dirigido por Theodore Melfi. Recentemente foi indicado a três Oscars e foi vencedor do SagAwards de melhor elenco, incluindo Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe.

Na década de 60 – cenário de Guerra Fria – os EUA disputavam a corrida espacial com a União Soviética. O mesmo período fora marcado por conceitos e atitudes machistas e, sobretudo, racistas, fortemente retratados ao longo do filme.

Em 127 minutos, o filme conta a história de três mulheres negras que marcaram a humanidade com seus trabalhos. Se hoje, você usa computador, agradeça a uma delas: Dorothy Vaughn. Já Katherine Johnson foi fundamental para os EUA lançarem o homem no espaço. A outra, Mary Jackson, foi a primeira mulher a atuar como engenheira na NASA e lutou na justiça para ingressar em uma universidade.

Recomendo o filme por, brilhantemente, narrar a vida de mulheres que foram mães, esposas e profissionais determinadas e que, em meio a tantas dificuldades, não deixaram de lutar por seus ideais, sendo exemplos da importância do papel da mulher na sociedade e na Ciência; e, ao mesmo tempo, demonstrando o quão absurdo é o racismo.

Giovanna Alves, estudante do último ano de pedagogia da Unesp – São José do Rio Preto.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online