› LAUDATO SI’ – LOUVADO SEJAS – Sobre o cuidado da casa comum

9788534942164Esta Encíclica é um apelo social que analisa a realidade e propõe reflexões sócio, político e cultural a todas as pessoas. Por isso achei oportuno trazer a este espaço alguns pontos desta carta:

“O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar.” (LS 13). Para isso o papa Francisco afirma que “toda mudança tem necessidade de motivações e de um caminho educativo.” (LS 15).

Aponta eixos importantes que atravessam a encíclica toda: “a relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do novo paradigma e das de poder que derivam da tecnologia, o convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a necessidade de debates sinceros e honestos, a grave responsabilidade da política internacional e local, a cultura do descarte e a proposta de um novo estilo de vida, pois tudo está interligado.” (LS 16)

Viver a ecologia de forma integral envolve: ambiente, sociedade, cultura, projetos e a ecologia espiritual. Valores e princípios que dão sentido à nossa vida e que nos leva ao respeito com todas as coisas que existe.

E termina a proposta dizendo que cada um de nós tem que mudar o seu mundo, o nosso mundo, a casa comum. O que vamos deixar para as gerações que virão após a nossa? Queremos oferecer a eles uma mesa farta e fraterna ou que vivam das migalhas, dos rejeitos, das sobras, da exclusão, do descartável?

“O mundo é algo mais do que um problema a resolver; é um mistério gozoso que contemplamos na alegria e no louvor.” (LS12). Esta é a proposta! Você já leu esta encíclica? Você quer o mundo melhor?  Comece lendo-a!

Irmã Maria José Rodrigues | Fraternidade Missionária das Servas da Igreja

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online