› O caminho do homem: segundo o ensinamento chassídico

LI E RECOMENDONo âmbito da filosofia, Martin Buber (austríaco naturalizado israeleita) dispensa apresentações após a publicação de seu livro “Eu e Tu”. Além de filósofo, jornalista e escritor, participou do movimento sionista, foi teólogo, líder político, pedagogo e estudioso do hassidismo.

O livro que sugiro apresenta um conteúdo instigante sobre a vida espiritual. Está escrito em linguagem acessível a quem se dispuser a ler. É um muito interessante, sobretudo pelos contos que nos faz refletir sobre questões importantes. Já no início fui colocado diante da pergunta que Deus fez a Adão após a queda: “onde estás?”. Olhei para mim mesmo, chamado a deixar meu esconderijo para recomeçar o caminho, lembrando que todo caminho é particular e cada um deve descobrir e trilhar o seu, pois cada um traz junto consigo algo novo e único que não pode ser copiado.

Foi intenso pensar em minhas incoerências e ter que refletir sobre a unificação do pensar, sentir, falar e AGIR! Com a procrastinação e tempos de seduções inúmeras oferecidas pelas oportunidades de consumo, vi o quanto é preciso determinar-me com todo o meuscoração, com toda a alma numa mesma direção, de modo que eu faça um trabalho que seja coerente, sem divisão ou hesitações ou contradições em meu interior, com a alma unificada, esquecendo minhas preocupações egoístas para colaborar com Deus na recriação contínua do mundo, consciente da minhas especificidade e respeitando a especificidade do outro.

O grande tesouro para o começo de uma verdadeira existência não pode ser encontrado em qualquer lugar a não ser onde estamos e agora, pois que faço aqui e agora é tão importante quanto a vida na eternidade, afinal os dois mundos dizem respeito a uma única realidade. Um rabi fez uma pergunta que levou ao riso seus amigos: “onde Deus mora”? Então ele mesmo responde: “Ele mora onde permitimos que entre”! (cf. Ap 3,20). Espero que a leitura deste livro te leve à oração!

BUBER, Martin. O caminho do homem: segundo o ensinamento chassídico. São Paulo: É Realizações, 2011.

Pe. Douglas Metran
Comunidade Católica Mar a Dentro

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online