Eventos › 30/11/2016

Festa da Imaculada

Por: Harley Pacola

O dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi instituído como feriado em Rio Preto, em 1968, pela lei nº 1.333, assinada pelo então prefeito Lotf João Bassitt. Mas essa data religiosa é bem mais antiga. Remonta ao ano 1476, quando o papa Sisto 4º estabeleceu-a como festa universal da Igreja.

A Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi definida como dogma pelo papa Pio 9º, ema 8 de dezembro de 1854 (dogma é uma crença indiscutível estabelecida pela religião ou ideologia). Celebram-se nesse dia a pureza e a santidade da Virgem Maria, ou seja, que ela foi preservada do pecado para conceber, diferentemente dos outros seres humanos.

Assim, creem os católicos do mundo inteiro. Em Portugal, país de maioria católica, o rei D. João 4º coroou a imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como rainha e padroeira do país, em 1646. A festividade religiosa se disseminou amplamente por toda a Europa.

Em Rio Preto

imagem24_12_54_39Em comemoração à data, a paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora, no Parque Estoril, Rio Preto, realiza uma série de atividades festivas e religiosas, como ocorre todo ano. A partir das 9h, haverá missa e crisma, às 12h, será realizado o Terço, com orações, cânticos e reflexões em louvor de Maria.

Às 18h30, missa e em seguid
a procissão pelas ruas vizinhas da igreja. Em seguida acontece a tradicional quermesse da comunidade com diversas barracas de alimentação. A paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora fica na avenida Pedro Álvares Cabral, em frente à praça Lisboa, no bairro Parque Estoril. Mais informações pelo telefone (17) 3216-1776.

A santa também é padroeira da igreja matriz de Tanabi, cidade que comemora a data como feriado municipal.

Catedral de São José

imaculadaA Catedral de São José, no Centro,  em comunhão com toda a Igreja, celebra também no dia 8 de dezembro a Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora à luz do tema “Ó Mãe da Esperança, protegei vossos filhos e filhas! Olhai com misericórdia pela nossa diocese”.

As missas serão celebradas às 8h, 10h, 16h (Missa com procissão) e 19h30 (Missa com sacramento da Confirmação).

Informações: (17) 3234-4879.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.