Festa da Misericórdia

A Igreja Católica celebra, no segundo domingo da Páscoa, a Festa da Divina Misericórdia, instituída pelo Papa João Paulo II. Esta festa teve origem na Polônia, em Cracóvia, através das experiências místicas de Irmã Faustina Kowalska, e é hoje celebrada no mundo inteiro.

Mas qual seria a imagem da Divina Misericórdia? Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. E este mistério da fé cristã parece nos levar a síntese total dessa misericórdia que se tornou visível nos gestos e atitudes de Jesus hoje, proposto pelas obras de misericórdia corporal e espiritual que insere dentro do processo de solidariedade essencial para o homem na vivencia com Deus e com o outro.

Ao contemplar o mistério da misericórdia, devemos sentir uma grande alegria, paz e serenidade, pois é a fonte primordial que nos leva ao encontro da nossa salvação para com Deus. A misericórdia é o algo tão sublime que só podemos compreender no caminho que une Deus e o homem, pois abre o nosso coração para olharmos com caridade o irmão que se encontra em nosso caminho no dia a dia.

Cristo ressuscitado nos ensina a necessidade da misericórdia e nos pede para praticar a caridade. Viver a fé nos impulsiona a levar a sério as palavras de nosso Mestre: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5,7).  Esta bem-aventurança mostra a consequência das atitudes de quem se faz pobre e se abre para Deus e para o próximo.

O pobre é misericordioso. A misericórdia não significa ter dó, mas significa “empatia”, isto é, sofrer junto, sentir junto, ser solidário com o próximo, reconhecer as misérias do coração humano, ou melhor, ter um coração compassivo. Biblicamente a misericórdia é chamada de “comoção interior”, em hebraico “hesed rahamîm”, e designa o envolvimento da pessoa toda em favor do próximo.

O pobre se compadece e sofre com os que sofrem, é solidário com eles e reparte com eles o que tem. Isso é ser misericordioso evangelicamente. Os pobres são os que mais ajudam os outros pobres, são sensíveis e são mais abertos as necessidades que os levam a enxergar na realidade que se encontram.

O bem-aventurado por excelência da misericórdia é o próprio Senhor Jesus, ele que se fez pobre por primeiro para ensinar o caminho da pobreza e entender o que é ter, e viver para esta misericórdia que não tem fim.

O Senhor Jesus é a primeira fonte da Misericórdia. Assim como seus discípulos, devemos ser os continuadores do amor e do perdão a todos por meio da misericórdia que eles nos apresentou na “Parábola do Pai Misericordioso” que é o caminho da salvação.

 Que durante este Ano da Misericórdia nos convida a acolher as palavras do Senhor Jesus, pois são o anúncio da verdadeira paz do coração e da esperança que está enraizada no mistério da cruz na sua paixão e morte e, acima de tudo, na sua gloriosa ressurreição. O Misericordioso Senhor nos deu a participação na sua vitória sobre o pecado e a morte.

E a expressão mais profunda de uma fé madura que o Senhor nos ensinou está nos atos concretos de caridade por meio das obras de misericórdia.

Que a celebração do domingo da “Divina Misericórdia” fortaleça os nossos corações pela graça de Deus! E que a misericórdia do Senhor possa chegar aos nossos irmãos por meio de ações concretas, palavras de esperança e constante oração para que desça a misericórdia sobre nós e sobre o mundo inteiro!

Rafael Vicente
Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus

Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus

Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus

Ver todos os posts
Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.