Eventos › 24/10/2016

Festa do Padroeiro

img-20161024-wa0020Por: Harley Pacola

A Igreja Menino Jesus de Praga de Rio Preto celebra o dia do padroeiro nesta terça-feira, dia 25 de outubro, data em que foi criada a paróquia, mas a comemoração acontecerá no próximo final de semana, com a programação da 17ª Festa do Padroeiro.

Neste sábado, dia 29 de outubro, a partir das 20h, a festa contará com as tradicionais barracas de alimentação como: pernil, churrasco, doces, comida árabe, pizza e diversão pra toda a família. Antes será rezada a missa das 19h. Os interessados poderão reservar mesas a R$50, sendo R$30 em consumação. A animação ficará por conta do show da dupla Marta e Jalão.

No dia 30, domingo, a partir das 8h30, a programação religiosa acontece na Capela São Pedro, no Jardim Maracanã. Depois tem missa na matriz, às 10h. O padre Sílvio Roberto preside missa e procissão pelas ruas do bairro, às 19h.

A Paróquia Menino Jesus de Praga de Rio Preto se localiza na Rua Teodoro Demonte, 465, no bairro São Manoel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3304-6020.

Menino Jesus de Praga
“Meus padres, entrego-lhes o maior tesouro que possuo neste mundo. Prestem muitas honras a este Menino Jesus e nada lhes faltará”. Foi com essa frase que a princesa Policena Labkowitz entregou a imagem do menino Jesus, que estava há várias gerações em sua família, ao convento dos Padres Carmelitas, construído em Praga, República Tcheca, no ano 1620. O presente foi colocado no oratório interno e passou a ser venerado pelos religiosos do local. Logo foi possível ver que as palavras da jovem real estava surtindo efeito e as graças pedidas pelos moradores do convento estavam sendo alcançadas.

Depois de 11 anos, em 1631, o exército da Saxônia invadiu Praga e os Padres Carmelitas acharam melhor uma mudança de cidade. Os hereges, além de terem destruído a igreja e roubado o mosteiro, jogaram a imagem do Menino Jesus atrás do altar, depois de terem quebrado sua mão.

Com a saída do exército invasor no ano seguinte, os religiosos voltaram a Praga, mas foi só em 1637 que o Padre Cirilo encontrou a imagem e, após isso, o Convento, que passava por necessidades e até fome, foi reabastecido. Um dia, enquanto orava diante da imagem, o padre que a encontrou ouviu “Tende piedade de mim e eu terei piedade de Vós. Devolvei minhas mãos e eu vos devolverei a paz. Quanto mais me honrardes, tanto mais vos abençoarei”. Em seguida, um desconhecido se ofereceu para consertá-la.

Os Padres Carmelitas tinham vontade de construir uma capela pública, porém não tinham dinheiro o suficiente e apenas colocaram a imagem na capela exterior. Porém, em 1642, a mesma princesa que presenteou o Convento com a imagem, mandou construir um santuário, inaugurado em 1644.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.