Fotos › 22/09/2017

Atualização Teológica do Clero

Aos dezoito dias do mês de setembro de dois mil e dezessete às treze horas iniciou-se a atualização teológica do clero da diocese de São José do Rio Preto que se realizou no seminário Santo Antônio na cidade de Agudos-SP e se encerrou aos vinte um dias do mesmo mês às doze horas. O encontro contou com a participação de cinquenta padres e o Bispo Dom Tomé Ferreira da Silva.

A formação foi conduzida pela Irmã Valdete Guimarães da congregação Servas de Maria Reparadora, e que está concluindo seu doutorado em teologia sistemática pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), e pelo Bispo auxiliar de São Paulo da região do Ipiranga Dom José Roberto Fortes Palau doutor em teologia na área da espiritualidade. Dentro do contexto do Jubileu dos trezentos anos de Aparecida, o tema da formação foi Mariologia. A irmã Valdete trabalhou Maria na Bíblia, Maria nos dogmas e Maria na Patrística, enquanto o bispo trabalhou Maria na Espiritualidade e na devoção popular.

Os quatro dias de formação foram de grande riqueza, pois permitiu aos presentes fazer um percurso da teologia através da mariologia, passando pela Sagrada Escritura, pela Tradição e pelo Magistério da Igreja, lembrando que as experiências pessoais com Maria não devem sobrepor-se a consciência de dois mil anos da Igreja. A formação se deu em nível de reflexão e de oração, alternando celebrações eucarísticas, liturgia das horas e aulas.

Padre Marcelo Vieira da Silva
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São José do Rio Preto/SP



Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.