Fotos › 06/12/2017

Encerramento do Curso da Turma de Teologia para leigos (2015-2017)

Ao iniciarmos o curso de teologia há três anos, com o intuito de adquirirmos um pouco mais de conhecimento, pensávamos estar doando um pequeno e curto espaço de tempo à igreja, na qual vivemos e a qual amamos, e que sempre esteve de portas abertas para todos.

Não estávamos preparados para receber tantas graças e bênçãos de Deus nas nossas vidas; graça e misericórdia que nos levou ao encontro de grandes amigos, tornando-nos uma nova família, partilhamos juntos desta alegria ao longo deste período.

Deus nos presenteou com grandes mestres, grandiosos em espiritualidade e conhecimento, empenhando-se com muita dedicação e zelo, passando seus conhecimentos com sabedoria, apresentando uma visão de igreja que estava, até então, adormecida em nosso coração.

há muito tempo não sabíamos mais o que era frequentar uma sala de aula, com disciplinas, provas e trabalhos, tendo que habituar-nos a novos horários e compromissos, insistente de presença durante os dias da semana, gerando muitas expectativas, dificuldades, noites mal dormidas e questionamento constante sobre nós mesmos. Deslocamo-nos de nossas casas por dias a fio, alguns irmãos enfrentando rodovias entre as idas e vindas, mas a vontade afastou qualquer obstáculo e com toda tolerância, dedicação e boa vontade, na união entre alunos e mestres, soubemos superar.

Agradecemos a Deus por ter nos cumulado com tão grande benção de conhecimento, pelos nossos familiares, esposas, maridos e filhos que sempre nos apoiaram nos momentos difíceis e de desânimo.

Agradecemos a Deus, também, pelos nossos mestres queridos, padres: Marcelo, Luciano, Alexandre, Rafael; nosso paraninfo e professor Érico, aos seminaristas, em especial Matheus e Geraldo, que sempre estiveram de prontidão para abrir o portão e nos ajudar, ao nosso diretor e ao reitor, padre Leonel e padre Berti, que sempre nos apoiaram, aos nossos párocos,  sempre prontos para uma conversa amiga e palavras de fortalecimento, coragem e confiança e outros que hoje, mesmo na distância, continuam a formar e ensinar a tantos, que permanecem unidos a nós em oração, aos que passaram e deixaram saudades, padre Hallison e padre Roberto Bocalette.

Queremos agradecer de modo muito especial, nosso querido bispo Dom Tomé Ferreira da Silva que foi um grande incentivador tanto da continuidade da escola diaconal quanto do curso de teologia pastoral para leigos.

Para sempre nos lembraremos com muito carinho dessas palavras tão sinceras e de tão grande pureza, como de um pai falando com seu filho: “crianças, meninos e meninas, vocês são a alegria de minha vida, sem vocês não sou nada”.(…) “para poder ensinar precisamos ter o dom de aprender”. Obrigado querido pai, amigo  e amado padre Albuquerque, e a todos que hoje fazem parte de nossas vidas.

Assim passou o tempo, um emaranhado de tristeza e alegria se misturam ao mesmo tempo, a saudade e a tristeza já começam a doer e bater forte no peito por saber que não teremos mais nossos encontros semanais; o que conforta e nos alegra, o que hoje nos sentimos mais ricos e cheios da graça de Deus, realizados na nossa caminhada e agradecidos a todos que fizeram parte desta nossa jornada.

Também queremos agradecer nosso querido bispo Dom Tomé Ferreira da Silva que foi um grande incentivador tanto da continuidade da escola diaconal quanto da curso de teologia pastoral para leigos.

Hoje temos pleno conhecimento da nossa missão “mostrar Jesus Cristo, pela  palavra do evangelho e da igreja” com humildade e misericórdia.

Edina Tsuzura Favaro



Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.