Fotos › 29/11/2017

Encontro de Comunicação Regional Sul 1

“Comunicar a esperança. ‘Não tenhas medo’ (Is 43,5)”. Com o tema fundamentado na mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2017, iniciou-se o 22º Encontro Estadual de Comunicação Regional Sul 1 da CNBB, no Seminário Santo Antônio, em Agudos/SP, nos dias 17, 18 e 19 de novembro.

Depois da abertura oficial, o seminarista Tiago Aparecido de Souza Barbosa, da diocese de Marília, dirigiu-se aos comunicadores católicos sobre  a necessidade de viverem em Deus para que exerçam, a partir do Senhor, suas funções de articuladores da Pastoral da Comunicação; ação que deve ser feita sem medo de pôr limites no mal disseminado em muitas notícias falsas que circulam na mídia e na internet.

No sábado, 18 de novembro, o jornalista da TV Globo, Giuliano Tamura, conferencista convidado para o 22º encontro, refletiu a “Comunicação Interpessoal”, o tema “Ética e Comunicação”, “A Comunicação nos passos de João Paulo II” e “O que é pauta”. Experiente, Tamura ensinava as técnicas do jornalismo para os participantes do encontro e dizia que se aplicados a um assunto a ser tratado nas comunidades, as técnicas apreendidas ajudariam a todos na Pastoral da Comunicação. O comunicador é jornalista e atua na comunidade católica auxiliando nos Encontros de Casais com Cristo (ECC).

No domingo, 19 de novembro, após a Celebração Eucarística e o café da manhã, padre Marcos Vinicius, coordenador da Pascom Regional Sul 1, explicou os eixos da pastoral da comunicação: Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade. Em seguida, apresentou os fundamentos desta pastoral: o Documento 59 da CNBB (“Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio”), o Documento 99 (“Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”) e o decreto Inter Mirifica (Meios de Comunicação Social). Na sequência falaram os articuladores das sub-regiões da Pascom, que, conforme diziam de seus trabalhos, eram orientados por Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo diocesano de Limeira e Referencial da Comunicação no Regional Sul 1. Fabiano Tane, Marcos Freitas e Thiago Melotti representaram a diocese no encontro. Na oportunidade, Fabiano foi apresentado como representante da Pascom do RP II pela comissão da Pascom Regional, função antes exercida por Marcia D’Arc Lima, também da diocese de São José do Rio Preto.

 

Thiago Melotti
Jornalista / Paróquia Nossa Senhora D’Abadia – Icém



Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.