Fotos › 23/03/2018

Reunião da Pastoral do Ensino Religioso Escolar no Regional Sul 1

No dia 8 de março do ano em curso, na sede do Regional Sul 1 na cidade de São Paulo, capital, aconteceu a primeira reunião do ano para estudos e reflexões sobre a disciplina ensino religioso escolar. Também foi discutido o caminho trilhado pela Igreja Católica em relação a nova modalidade do ensino religioso confessional pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que será oferecido nas escolas, como também o não confessional, o chamado interconfessional, com aulas sobre valores e práticas religiosas baseadas em características comuns das religiões.

A Procuradoria Geral da República (PGR) contestava a possibilidade de “catequese” ou “proselitismo” nas aulas. A maioria dos ministros, porém, entendeu que o caráter laico do Estado não significa que ele deve atuar contra as religiões, inclusive na esfera pública.

A Constituição Federal prevê o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras como disciplina do ensino fundamental (para alunos de 9 a 14 anos de idade), mas estabelece que a matrícula seja facultativa. Ou seja, o estudante pode se recusar a cursar a disciplina por vontade própria ou da família, sem prejuízo nas notas ou freqüência exigidas para ser aprovado.

Cada estado organiza a melhor maneira de oferecer o ensino religioso dentro de sua grade de horários. Parte dos estados faz parcerias com igrejas e instituições religiosas para contratar professores (remunerados ou não, dependendo da religião) para dar as aulas.

O Bispo de Referência pelo RS1 da CNBB da Pastoral do Ensino Religioso Dom Carlos Lema Garcia presidiu a reunião, participaram: (de São Paulo) Pe Edísio da Silva (coordenador), Profa Wilma Canonaco (secretária), Pe. Antônio Ribeiro, Pe José Laércio Chaves, Profa Selma Andrade (Cubatão), Profa Orsy Oliveira (supervisora de ensino de Franca), Profa/jornalista Sônia Apa D.D. Fernandes (Catanduva), Profa Edina M. Miyazaki Loureço (Campo Limpo) e Profa Leonor Maria Bernardes Neves (São José do Rio Preto). Além da preocupação com os conteúdos dessa disciplina, foi discutida a formação dos professores.

Leonor Maria Bernardes Neves



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