Fotos › 01/12/2017

DIOCESE SE PREPARA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA INFORMATIZADO

Padres, lideranças das Comunidades, Secretárias Paroquiais e funcionários da Cúria, participaram de curso de capacitação para utilização do Sistema de Gestão Canônico Pastoral. O curso de informatização foi realizado nas dependências do Serviço Social São Judas Tadeu e acompanhado por colaboradores da Theòs Sistemas Eclesiais. Em entrevista ao Jornal Diocese Hoje, Rogério Rodrigues dos Santos, Gerente Comercial Theòs, falou sobre o processo de implantação, integração e gerenciamento do sistema.

DH: Como é a implantação?

Rogério: Os funcionários e colaboradores das paróquias e do bispado recebem o treinamento presencial fornecido pela Theòs Sistemas Eclesiais e, em seguida, o SGCP 7 é implantado em todas as paróquias que iniciam os lançamentos a partir das parametrizações definidas pelo Bispado de Rio Preto. A diocese conta com o suporte de uso do sistema, canônico e contábil com funcionários especializados no atendimento a Igreja e passa receber todas as atualizações evolutivas do sistema.

 

DH: O que é o SGCP?

Rogério: O Sistema de Gestão Canônico Pastoral (SGCP) é o software de gestão eclesial mais usado no país, presente em quase 6 mil paróquias e escolhido como sistema oficial por 118 aqui e dioceses brasileiras. O sistema integra toda a gestão financeira e contábil da diocese, a folha de pagamento e a administração da secretaria paroquial.

 

DH: Quais os principais recursos?

Rogério: A paróquia pode administrar seus principais cadastros como os de fieis, catequisandos, agentes de pastorais, ministros, etc. Gerencia o dízimo, campanhas, catequese, cursos e encontros, agendas e pode informatizar todo os livros e processos sacramentais como o de matrimônio, batismo, crisma e primeira comunhão. Com ferramentas simples e relatórios transparentes, toda a administração financeira e contábil fica disponível em tempo real e é totalmente integrada.

A cúria conta com uma moderna centralização dos dados da diocese, tem acesso a mais de 3 mil modelos de documentos canônicos e um amplo cadastro de clérigos e agentes diocesanos. Além disso conta com a folha de pagamento integrada a gestão contábil.

DH: Como funciona?

Rogério: O SGCP 7 é instalado num data center (nuvem) contratado pela diocese onde todos os usuários possam acessá-lo online, desde que tenham permissão de acesso. Cada usuário só acessa as informações do sistema que lhe são autorizadas pelo gestor da diocese ou da paróquia.

 

DH: Principais características?

Rogério: É uma solução feita sob medida para a Igreja Católica, possui um ambiente gráfico amigável para o usuário para proporcionar uma experiência simples e agradável de uso.

 

DH: Quem é a empresa?

Rogério: A Theòs Sistemas Eclesiais completa 20 anos de mercado em janeiro de 2018. Atende exclusivamente organismos católicos (paróquias, dioceses, congregações, etc.) e possui um Know-How altamente especializado no atendimento aos clientes. Tem sede em Maringá-PR e um escritório de desenvolvimento em Uberlândia-MG.

 

DH: Quais as vantagens?

Rogério: A Igreja Particular passa a ter um maior poder de gestão de suas informações, aumenta a capacidade de melhor atender os fieis, facilita a uniformização de procedimentos administrativos, conta com ferramentas exclusivas do SGCP, se adequa as exigências fiscais e contábeis impostas pelo governo brasileiro e conta com um parceiro experiente no assunto.



Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.