Guia para animadores de comunidades e grupos

Reprodução: CNBB | 29/04/21

 

A Comissão de Escuta apresentou a versão simplificada do Guia Metodológico da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, dirigido a animadores de comunidades e grupos que participarão do Processo de Escuta. Tem como função prioritária acompanhar todos os agentes pastorais que devem servir de ponte para que ninguém fique de fora deste acontecimento. É projetado para que os agentes da Igreja possam abordar aqueles considerados “improváveis” nesses processos de escuta.

Foi elaborado a pensar no apelo do Papa a esta Assembleia Eclesial: «para não ser uma elite separada do povo santo de Deus, (este processo deve ser feito) junto com o povo, não te esqueças que todos nós fazemos parte do povo, Povo de Deus “.

Este documento consta de duas partes: o guia metodológico simplificado, que tem uma abordagem pedagógica que auxilia os agentes pastorais que servirão de pontes, e a segunda parte, que é uma versão reduzida do Documento para o caminho. Nele você encontra indicações, recomendações e ajuda para especificar a consulta em suas duas modalidades: pessoal e comunitária (tanto para reflexões em grupo quanto para fóruns temáticos).

A este respeito, Mauricio López, coordenador da Comissão de Escuta, indicou que “o guia metodológico simplificado é um instrumento que está intimamente ligado ao Documento para o Caminho, e encontra-se na segunda parte deste mesmo material para facilitar a sua integração gestão “. Posteriormente “haverá também uma versão popular deste guia, em uma linguagem muito mais apropriada para todo o povo de Deus e sobre o que iremos informá-lo em breve.”

Sobre a metodologia

Além disso, os membros do Comitê de Escuta lembraram que “este processo busca oferecer uma oportunidade para a liderança de todo o povo de Deus na América Latina e no Caribe, especialmente na periferia, tomando como inspiração a memória dos frutos, os avanços vividos e tarefas pendentes na Igreja latino-americana desde Aparecida (2007) ”, mas pensando nesta versão simplificada para animadores, sobretudo, os membros das periferias deste santo povo fiel de Deus.

____________________

Deixe um comentário