Acontece de sábado para domingo

CASTORES Foto 2Uma das mais tradicionais expressões de fé do Noroeste Paulista alcança sua 108ª edição

Por: André Botelho

O Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus espera receber mais de 80 mil pessoas no próximo dia 6 de agosto. Os fiéis participarão da 108ª Festa dos Castores.

Peregrinos, muitos deles vindos de cidades da Região, deverão percorrer – a pé – os pouco mais de 20 km que separam São José do Rio Preto da igreja em Onda Verde. A tradicional caminhada seguirá pela Rodovia Transbrasiliana (BR 153) e continuará pela Estrada Vicinal que leva até Castores. A “manifestação” é uma das mais expressivas demonstrações de fé do noroeste paulista. “Ó Mãe de Misericórdia, lembrai-nos sempre das dores de vosso filho, Jesus Cristo” será o tema que norteará os festejos. “E uma espada transpassará a tua alma” (Lc 2, 35) é o lema.

Programação
A primeira Missa, tradicionalmente celebrada à meia noite (de sábado para domingo), será presidida pelo bispo de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva. São esperados, para o encontro, jovens de toda a Região. Além da Missa à meia noite, os fiéis contarão com outros 9 horários de Celebração.

Procissão
No dia da Festa (Domingo, 6 de agosto), também está programada a realização da tradicional Procissão. Dom Tomé Ferreira da Silva, às 17 h, presidirá a última celebração do dia; logo em seguida, acontecerá a caminhada.

Festa
Sábado, 5 de agosto, a partir das 20 h, e no domingo, 6 de agosto, durante todo o dia, a Comunidade promoverá a tradicional Quermesse. Os peregrinos contarão com a oferta de comidas variadas; disponíveis em barracas localizadas ao redor do recinto.

Ainda no domingo, 6 de agosto, a partir das 18 h, será realizado leilão de gado e prendas. O encontro, que acontecerá ao lado do Salão de Festas, terá sua renda revertida para as obras do Santuário.

Resumo / História
O senhor Tomé Correia de Paiva, por volta de 1900, teve visões em um altar que conservava em sua casa: ali a imagem do Senhor Bom Jesus dos Castores era envolta por uma luz. O sinal foi entendido por ele como o convite a uma missão: construir uma igreja dedicada ao Senhor Bom Jesus.

Com a doação do terreno para a igreja, o Sr. Tomé deu – também – a permissão para a construção de casas. Nascia o povoado de Castores; marcado pela religiosidade do povo.

SERVIÇO
108ª Festa de Castores
Domingo, 06 de agosto de 2017

 

Caminhada
De sábado (5 de agosto) para domingo (6 de agosto)
Polícia Rodoviária Federal apoiará a iniciativa.
Voluntários atuarão ao longo do trajeto.

Santuário Senhor Bom Jesus dos Castores
Bairro Castores | Onda Verde – SP
Acesso pela BR 153

Missas
Meia noite (sábado para domingo) | dom Tomé Ferreira da Silva
2 h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14, 15h30 e 17 h*
*A última Missa, que será celebrada pelo bispo, será encerrada com Procissão.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.