Centenas de resíduos de saúde descartados irregularmente

Google Imagens

 

A Secretaria de Saúde informa que na última quarta-feira, 7, após receber denúncia, encontrou centenas de resíduos de saúde, como seringas usadas, descartadas irregularmente em uma área do bairro Solo Sagrado. A Vigilância Sanitária, responsável pela fiscalização, entrou em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, que imediatamente encaminhou a informação à empresa responsável para que providenciasse a coleta dos resíduos hospitalares no local. Todo o resíduo já foi coletado.

No caso presente, a Vigilância Sanitária não conseguiu identificar o gerador do resíduo. Contudo, ressaltamos que é expressamente proibido o descarte irregular de resíduos de saúde, conforme preveem as Resoluções RDC nº222/18, da Anvisa, e CONAMA nº358/05, do Ministério do Meio Ambiente. Esses tipos de resíduos, provenientes de farmácias, pet shops e similares, devem ser descartados exclusivamente por empresas próprias, pois quando descartadas de forma irregular podem contaminar o meio ambiente e provocar acidentes.

A multa prevista pelo Código Sanitário para o gerador de resíduo irregular varia de 10 a 10.000 UFESP (Unidade Fiscal Estadual de São Paulo), equivalente a R$ 257 a R$ 257 mil.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.