DEM consegue maior número de vereadores eleitos na região

 

Política

O DEM nas eleições do último domingo, dia 15, mostrou sua força não somente por ter eleito diversos prefeitos, mas também por ter consolidado a sua representação nas Câmaras Municipais da região.

Apesar de em Rio Preto o DEM ter feito apenas um vereador, ele teve ao todo 29 vereadores eleitos nas 12 cidades que o Jornal DHoje Interior circula.

Em apenas outras cinco o partido não teve representação eleita, são elas: Baby Bassitt, Cedral, Potirendaba, Uchoa e Orindiúva.

Por sua vez em Urupês foi onde o DEM elegeu o maior número de vereadores: cinco. Nos municípios de: Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Nova Granada, Guapiaçu, Tanabi, Ubarana, Monte Aprazível, Olímpia e Ipiguá foram eleitos entre um a quatro vereadores do DEM.

Além disso, o partido elegeu quatro prefeitos nos municípios de: Urupês, Ipiguá, Guapiaçu e Ubarana.

No ranking de partidos com mais vereadores eleitos ainda aparecem o PSDB com um total de 20, seguido PSD com 18 e do MDB com 16, o PP teve 14 vereadores eleitos, o Podemos 11, o PL e o PTB tiveram nove cada um, o Cidadania com oito.

Por sua vez o Republicanos e o Solidariedade tiveram sete vereadores eleitos cada. Na sequência vem o PTB com cinco, PSB e PV cada um elegeu três, o Patriota teve dois eleitos e com apenas um vereador eleito: o Psol, PT, PRTB e Pros.

PSDB – O PSDB elegeu cinco (5) prefeitos nestes municípios sendo eles: Orindiúva, Mirassolândia, Mirassol, Mendonça e Bady Bassitt.

De um total de 165 vereadores eleitos nestes 17 municípios, apenas 16,36%, ou seja, 27 foram mulheres eleitas vereadoras. As Câmaras Municipais de: Potirendaba, Monte Aprazível, Ipiguá e Orindiúva não têm nenhuma representante do sexo feminino.

Estado – O DEM foi o segundo em vereadores eleitos no Estado, com 690 representantes aptos e o segundo na evolução da quantidade de vereadores eleitos em 2020, com relação a 2016, saltando de 530 em 2016 para 690 em 2020. No que diz respeito aos prefeitos o partido também foi o segundo em prefeitos eleitos – com 67 prefeitos e o partido que mais elegeu gestores municipais em comparação a 2016, com 18 prefeitos a mais.

 

Para Geninho Zuliani, deputado federal e vice-presidente do partido no Estado de São Paulo, o crescimento do DEM tem sido gradual e positivo, refletindo a maturidade política e estabilidade partidária da sigla. “Hoje, o Democratas está mais maduro, o partido é independente, não somos base, não somos oposição e não somos centrão, votamos em cima de uma agenda econômica que o partido defende há mais de 30 anos”, finalizou.

Fonte: https://dhojeinterior.com.br/dem-consegue-maior-numero-de-vereadores-eleitos-na-regiao/

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.