EM 2020: Rio Preto registra 5.530 nascimentos

Demografia

São José do Rio Preto registrou 5.530 nascimentos durante o ano de 2020. O número representa uma queda de 2,6% em relação ao ano de 2019, mas ficou acima da média da década de 5.494 nascimentos por ano. Entre 2011 e 2020, a cidade ganhou 54.938 novos pequenos rio-pretenses.
Julia Aveiro Pinto, 24 anos, foi uma das mulheres que se tornaram mães no ano passado. De acordo com ela, a gravidez não foi planejada. Julia teve a pequena Maya no dia 1 de fevereiro de 2020, ainda antes da pandemia. “Como estou sem trabalho, acabei ficando esse ano inteiro com ela em casa. Fiquei muito preocupada com ela de pagar Covid-19 durante a pandemia, mas com o início das vacinações da carteirinha, fiquei mais tranquila”, comentou.
Segundo a enfermeira do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Miriam Mainarte, as mães que tiveram bebês em meio a pandemia recebem recomendações extras da equipe médica.
“Nós pedimos para que os pais mantenham as recomendações de distanciamento social, utilizem máscara e fiquem atentos para os sintomas da Covid-19, para realizar o teste o mais breve possível, principalmente a mãe, que tem mais contato com o bebê durante o aleitamento. Sabemos que é comum receber visitas para celebrar o nascimento da criança, mas o ideal é evitar neste primeiro momento”, afirmou.


A enfermeira também pediu atenção para os possíveis sintomas no bebê. “Os pais devem observar o nariz, para ver se está entupido ou se a criança está tendo dificuldade de respirar e se o rosto está com extremidades mais rosadas do que o normal. Uma maneira de manter o bebê seguro é manter as mãos dele sempre higienizadas, já que eles costumam colocar o dedo na boca o tempo todo”, afirmou Miriam.
Desde o início da pandemia, o HCM atendeu 35 crianças com menos de quatro anos diagnosticadas com Covid-19, com um óbito registrado e 34 recuperações.

Fonte: https://dhojeinterior.com.br/em-2020-rio-preto-registra-5-530-nascimentos/

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.