Projeto Guri e Semas realizam “Ser Jovem” na quarta

Atividades de teatro e dança animaram o encontro

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), promoveu o encontro ‘Ser Jovem – Projeto Guri’, ontem, dia 7 de novembro, às 14h, na Escola Municipal Ademir Dib, rua São João 1765, Vila Zilda.

A atividade nasceu de uma iniciativa dos jovens que utilizam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pelo CCJ – Centro de Convivência da Juventude, para mobilizar os demais e conscientizá-los sobre o que de fato significa ser jovem dentro do contexto social atual.

Entre as atividades principais esteve o Teatro Fórum, que é um desdobramento do Teatro Invisível, com técnicas utilizadas na pesquisa do Teatro do Oprimido (criado por Augusto Boal). Através desta técnica, os jovens podem trazer à tona as situações que vivenciam cotidianamente, produzindo encenação baseada em fatos reais, na qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito na defesa de seus desejos e interesses. A realização do Teatro Fórum é supervisionada pelo arte-educador Murilo Gussi.

Também utilizam a Cypher, uma roda de dança, na qual há livre expressão. Como esse formato é livre, cada jovem pode se expressar através da dança. Foi desenvolvida nos territórios de abrangência de alguns CRAS do município, transformando-se em estratégia para motivação e estímulo do SCFV executado nos territórios.

O Projeto Guri solicitou que o evento fosse realizado com os jovens que frequentam o programa. Não precisam ter conhecimento musical prévio. A idade varia entre 6 e 18 anos.

A parceria visa o convívio grupal, comunitário e social e a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, além de integração e articulação entre diferentes serviços que atendem jovens do município.

O Encontro Ser Jovem representa um resultado alcançado com a oferta do SCFV no Centro de Convivência da Juventude, evidenciando o protagonismo e autonomia que os jovens conseguem com o desenvolvimento das atividades.

Mais informações: 3222-5137 e 3222-5118.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.