Regiões Pastorais: coordenadores “à escuta do Espírito Santo”

O Sínodo dos Bispos figura na pauta de todas as reuniões realizadas na Diocese de São José do Rio Preto. Na terça-feira, 24 de maio, não foi diferente: os padres coordenadores de Regiões Pastorais relataram as experiências vividas, à luz do Espírito Santo, nas Comunidades. Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, acompanhou a partilha incentivada pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo. Nesse contexto, a fase diocesana da iniciativa alcançará a Assembleia que será realizada em junho. Até lá, serão organizadas as sínteses a serem partilhadas por cada Paróquia.

Informação
A PASCOM lançou, durante a reunião, o Censo Diocesano da Comunicação. A meta dos voluntários é, a partir de formulário eletrônico, coletar os dados sobre as ações das Comunidades nesse segmento. Também se pretende conhecer e incentivar os voluntários a partir de encontros e momentos de formação.

Ainda durante a reunião, foi apresentado um resumo acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Diocese de São José do Rio Preto disponibilizou placas indicativas para todas as Comunidades. O material dará ciência sobre a captação de imagens nas dependências das igrejas. Também está prevista uma noite de formação, em ambiente virtual, com a advogada Michele Magri. O encontro acontecerá no dia 8 de junho, às 8 da noite, e poderá ser acessado por todos os interessados.

A reunião com os padres coordenadores de regiões também considerou o projeto diocesano de constituição de um Centro de Pastoral. Propostas começam a ser apresentadas em consultas dirigidas às diversas instâncias. Também está em estudo um reordenamento das Paróquias e o surgimento de novas regiões (para manter mais próximas as Comunidades e para, no contexto pastoral, facilitar o trânsito de informações e a efetivação de atividades).

No dia de Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Vilar incentivou os padres e reafirmou a importância deles na efetivação das ações propostas.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Comunicação
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.