Colégio Santo André

Colégio Santo André
  • Cidade:  
    São José do Rio Preto
  • Endereço:  
    Rua Rubião Júnior, 3.609
  • Bairro:  
    Vila Bom Jesus
  • Cep:  
    15044-220
  • Fone:  
    (17) 3214 7121
  • E-mail:  
    colegio@rp.csa.org.br



Em 1914, a pedido do bispo de São Carlos, cinco religiosas desembarcaram no Brasil e começaram os trabalhos educacionais primeiro em Jaboticabal (SP).

Em 12 de março de 1920, as Irmãs chegaram a São José do Rio Preto com a missão de instalar uma escola voltada para a educação de moças. Num esforço conjunto entre autoridades locais e as Religiosas da Congregação Santo André, o colégio foi a primeira escola do município voltada para a educação de moças.

Pela iniciativa arrojada e de grande impacto para a sociedade, o colégio foi reconhecido como expressão de uma nova mentalidade sobre a mulher, o seu papel na sociedade e a instrução feminina.

Em uma casa na rua Bernardino de Campos (atual endereço do Praça Shopping), cedida pela prefeitura, nascia o Colégio Santo André, com 33 alunas, no ano seguinte eram 75 e em 1929, o número crescia para 130.

Com o crescente número de alunos, o colégio foi transferido para um prédio, na rua Voluntários de São Paulo, onde hoje funciona a agência central do Banco do Brasil.

Em 18 de junho de 1926, a Congregação de Santo André adquiriu uma grande área no bairro Bom Jesus, e lançou a pedra fundamental da sede própria, na Rua Rubião Júnior. Em 1929, o novo prédio foi inaugurado e a escola passou a funcionar em regime de internato, semi-internato e externato.

O esforço das religiosas foi recompensado com a expedição da autorização de funcionamento de uma Escola Normal feminina junto ao Colégio Santo André em 27 de janeiro de 1932.

Em 1935, o Colégio Santo André passa a chamar Ginásio e Escola Normal Livre Santo André. Na década de 1970, a escola se abriu para acolher meninos. Hoje são 2.780 alunos.

Paralelamente, às atividades do tradicional ensino, de 1936 a 1972, o Colégio Santo André também esteve à frente da Escola de Aplicação Bom Jesus, que atendia alunos de 1º a 4º ano, administrando e financiando todas as suas obras. O ensino para esses alunos era gratuito.

Site: www.colegiosantoandre.org.br

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online