Caritas Diocesana

Caritas Diocesana
  • Cidade:  
    São José do Rio Preto
  • Endereço:  
    Av; Constituição, 3272
  • Bairro:  
    Boa Vista
  • Cep:  
    15025-120
  • Fone:  
    (17) 3214-3462
  • E-mail:  
    fritz.ofs@outlook.com



A Cáritas Diocesana de Rio Preto nasceu em 22 de maio de 1966, como entidade sem fins lucrativos, oferecendo atendimento gratuito às pessoas carentes da diocese. A reunião de fundação ocorreu na Paróquia Imaculado Coração de Maria (Vila Santa Cruz), convocada pelo bispo dom Lafayette Libânio. O artigo 1º de seu Estatuto define: “é uma entidade sem fins lucrativos, para exercer atividades de assistência social, de educação de base e de promoção humana das pessoas, especialmente da mãe e da criança, grupos e comunidades econômica e culturalmente mais fracas.”
Nela foram aclamados os membros da primeira diretoria executiva:

:: Presidente-nato: d. Lafayette Libânio, bispo diocesano; diretor: Monsenhor Gregorio Nafria; secretário: Dr. Adail Vetorazzo; tesoureiro: José Rambaiolo
:: Conselho Diocesano: Antonio Menogon, Geraldo Justo, José Purini, Oswaldo Scarazza e Matias Pereira Lima.
Inicialmente o mandato era de 2 anos, ampliado mais tarde para 4, sendo permitida a reeleição de seus membros, cabendo ao bispo designar um assistente eclesiástico. Atualmente, o mandato é de dois anos. O atual presidente é o Padre Antonio Valdecir Deziderio.
Em Rio Preto, a Caritas já desenvolveu atividades diversas como a distribuição de alimentos e roupas enviados pela Cáritas Internacional; promoção de curso de datilografia; alfabetização de jovens e adultos; atendimento a centros de educação infantil; a núcleo sócioeducativo para crianças e adolescentes; trabalhos comunitários e atendimento às famílias das paróquias da diocese. Atuou em convênios e parcerias com creches por meio da Pastoral da Criança, colaborando com a redução da mortalidade infantil e no combate à desnutrição. Apoiou projetos de combate à exclusão social – fome, miséria, condições precárias de vida.
Atualmente, com cerca de 430 funcionários, a Caritas diocesana assiste 680 adolescentes no Projeto Cidadão em seis núcleos (Solo Sagrado, Jardim Planalto, Jardim João Paulo II, Talhado, Vitória Régia e Vila Novaes). Mantém o Projeto Centro de Reeducação e Atendimento Familiar – CRAF e uma Casa Abrigo. Administra, na cidade de Rio Preto, seis creches, responsável por 1280 crianças. (E. E. I. Osvaldo De Carvalho; E. E. I. Tacla Said Benetti; E. E. I. Nice Beolchi Nunes Ferreira; E. E. I. Sílvia Covas; E. E. I. Maria Luiza De Oliveira E Silva; E. E. I. Dom José Joaquim Gonçalves).

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online