Colégio Santo Antônio

Colégio Santo Antônio
  • Cidade:  
    São José do Rio Preto
  • Endereço:  
    Contato Rua Fritz Jacobs, 1134
  • Bairro:  
    Boa Vista
  • Cep:  
    15025-500
  • Fone:  
    (17) 3222-6857



Em 05 de janeiro de 1943, há a fundação da Casa de Santo Antônio dos Pobres que, dentre outras coisas, deveria cumprir uma tríplice função: a) abrigo de moças abandonadas; b) abrigo de crianças cujas mães deveriam deixá-las sob guarda para trabalhar; c) refeitório onde se forneceria alimentação aos famintos. Em 20 de julho do mesmo ano, ocorre o lançamento da pedra fundamental da Casa de Santo Antônio dos Pobres no Largo Santo Antônio. Em 1951, para atender a proposta dos frades da Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, na pessoa do Frei Reimberto Lessig, a Madre Geral das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em reunião com o Bispo Diocesano de São José do Rio Preto D. Lafayette Libanio, aceita assumir os trabalhos propostos para a Casa de Santo Antônio dos Pobres.

Em 14 de março de 1952, após um árduo trabalho de limpeza e organização, dá-se início as atividades sociais na Casa de Santo Antônio dos Pobres, sob a responsabilidade das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Em 19 de julho desse ano, o Excelentíssimo Sr. Dr. Lucas Garcês, então governador de São Paulo, acompanhado de D. Lafayette Libanio, bispo diocesano, inauguram o local. Dias após, no dia 30 de julho, as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado mudam-se para a Casa de Santo Antônio dos Pobres. A partir de então, ampliam os seus trabalhos. De acordo com o relato de uma das irmãs, as obras se dividiam em: “dispensário que atendia a sessenta famílias, as quais recebiam, semanalmente, sua cesta de gêneros alimentícios; o Jardim da Infância das crianças pobres, em número de quarenta, que diariamente recebiam alimentos, roupas, remédios, instrução etc; curso de corte de costura para moças empregadas e um centro de costura para os pobres (desempenhado com auxílio das missionárias externas). Finalmente, para a manutenção das irmãs e auxílio das obras, funcionava um Externato para crianças abastadas, constando de Jardim da Infância, Pré-Primário e o Curso Primário”.

Em 1997, as Irmãs do Instituto das Missionárias do Coração Imaculado de Maria (Comunidade Domus Mariae) de José Bonifácio (SP), recebem do Bispo Diocesano Dom Orani João Tempesta a proposta de estenderem os seus trabalhos de formação a São José do Rio Preto. De 19 de novembro de 1998 a 10 de janeiro de 1999, ocorre a transferência administrativa e mudança de nome de “Externato Santo Antônio” (mantido pelo Instituto Social Santo Antônio) para “Colégio Santo Antônio” (a ser mantido pela Comunidade Domuns Mariae – IMCIM). Em 11 de janeiro de 1999, dá-se a tomada de posse administrativa e mudança das irmãs da Comunidade Domus Mariae: Izilda Aparecida Balbuena, Ednalva Gomes da Silva e Maria de Lourdes Pereira para o Colégio Santo Antônio. De 2000 a 2003, o Colégio reassume o Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série) e de 2004 a 2007, o Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série). Atualmente, o Colégio atende 390 alunos.

Site: www.csacolegiosantoantonio.com.br

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online