Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São José do Rio Preto

História


Data da Fundação:
01/01/1988
História da Entidade:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que faz parte da Região Norte “Sagrado Coração de Jesus”, com sede à Rua 19 de Março, nº1321, Jardim Maria Lúcia, CEP 15047-105, na cidade de São José do Rio Preto-SP. A Comunidade foi elevada à Paróquia dia 06 de dezembro de 2007, mas existe como Comunidade cristã desde 1988, sendo capela da Paróquia Santa Teresinha, depois, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e por fim da Quase paróquia Santo Antônio até o dia 28 de janeiro de 2001, quando iniciou sua caminhada independente como Reitoria Nossa Senhora Aparecida. Antes de ser denominada Nossa Senhora Aparecida, a comunidade passou por um período em que era chamada de Nossa Senhora da Visitação e, depois de uma votação feita pela comunidade e conduzida pelo Padre Nélio, responsável pela comunidade na época, no ano de 1995, teve seu nome mudado para Nossa Senhora Aparecida.

No decreto de criação da referida Paróquia encontramos os limites que foram traçados e que agora transcrevo: “Tem como ponto inicial a confluência da Rua André Janas Cabreira, rua Américo Del Nero e Rua Carmem Martins Arroyo de Oliveira, segue-se por esta até o córrego São Pedro e por ele até encontrar o primeiro córrego (sem denominação), seguindo por ele à Avenida Antônio Marcos de Oliveira, até a Avenida Mirassolândia com a Rua Jesus Cristo e prosseguindo pela mesma até a rua Leônidas da Cunha Viana, seguindo até a rua Alberto Rissi, encontrando com a rua Américo Del Nero e por ela até a confluência da Rua André Janas Cabreira e Rua Carmem Martins Arroyo de Oliveira, ponto inicial desta nossa descrição”.

Partindo da descrição feita acima há uma confusão quanto aos limites do território paroquial, pois o mesmo é maior, e por falta de ciência, acabou sendo atendido pela paróquia vizinha, a saber: Sagrado Coração de Jesus. Está em andamento um diálogo com a referida paróquia para futura decisão sobre parte do território em questão.

Atualmente, nos limites da Paroquia, existe uma população aproximada de vinte mil habitantes, sendo que, a maior parte dos mesmos se declaram católicos. A participação dos católicos nas missas gira em torno de 900 pessoas por semana. A paroquia consta de uma capela sob o patrocínio de São José, e da matriz, onde acontecem diversas atividades pastorais e, está dividida em 7 setores, onde também acontecem reuniões semanais nas casas. A Paróquia tem uma atividade pastoral bastante intensa, constando de 14 Pastorais, 10 Movimentos, 4 grupos de canto para animação das liturgias, além de um Conselho de Pastoral Paroquial, um Conselho Administrativo e uma Comissão de festa.

Horário de Missa


Celebrações Eucarísticas:

Matriz

Segunda a Sexta às 06:30h,
Quinta-Feira às 20h,
Sábado às 19:30h
Domingo às 08h e às 19h.

Capela São José

Sábado às 18h.

Endereço

Matriz

R: 19 de Março, 1321 – Jardim Maria Lúcia
São José do Rio Preto-SP

Capela São José

R: Capitão João Nicolau, 120 – Residencial Califórnia

Padre/Vigário


Padre Carlos Cesar Perpetuo Ciol

 

Diácono Zacarias Bernardo de Lima

 

Secretaria Paroquial/Contatos

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta-Feira: 07:30h às 11:30h / 13:30h às 17:30h

Sábado: 08h às 12h

Telefone/WhatsApp: (17) 98225-0026

Redes Sociais da Paróquia

Youtube: https://www.youtube.com/c/ParóquiaNossaSenhoraAparecidaJdMariaLúcia

Facebook: https://www.facebook.com/ParoquiaNossaSenhoraAparecidaJardimMariaLucia

Instagran: @pnsa_jardim_maria_lucia (https://www.instagram.com/pnsa_jardim_maria_lucia/?hl=pt-br)

Telegram: https://t.me/ParoquiaNossaSenhoraAparecida 

 

Confissões

Quinta: 09h às 11h / 15h às 17h

Sábado: 08h:30h às 12h.

*Caso o fiel precise de outro dia/horário, é somente ligar na secretaria paroquial para agendamento com o padre.

 

 

Social

A paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza o mutirão de arrecadação de alimentos que contribui com a alimentação de mais de 60 famílias necessitadas localizadas dentro do território paroquial, na paroquia temos a oficina de Santa Rita, um grupo de mulheres que preparam enxovais para recém nascidos de famílias carentes, entre outras obras desenvolvidas pela paróquia.

Álbum de Fotos