Missão da Cáritas no mundo

Missão da Cáritas no mundo

16/10/2018 0 Por Diocese de São José do Rio Preto

A Cáritas é uma expressão organizada da missão da igreja, testemunha da presença do amor de Deus entre nós, um amor a todas as pessoas e, acima de tudo, às mais simples. A solidariedade com os pobres implica estarmos pessoalmente próximos deles e, ao mesmo tempo, tentar resolver as causas humanas da pobreza no mundo.

Os evangelhos falam do amor a Deus e ao próximo, mas o Papa salienta a profunda unidade de ambos. “Fechar os olhos perante o nosso próximo, torna-nos cegos também a Deus” (Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz-2009).

Diante disso, alguns questionamentos são muito importantes. Como podemos ser fiéis ao que recebemos dos evangelhos e da tradição da Igreja, e sermos fiéis à dádiva de Deus, neste novo mundo em que os homens estão mais ligados uns aos outros do que jamais aconteceu no passado? Como podemos encarar os desafios das mudanças climáticas, que ameaçam a prosperidade do futuro da humanidade? Como devemos responder a um novo dinamismo econômico que afeta a antiga geopolítica e introduz novos dados globais? Como podem ser promovidos os pontos de vista dos pobres e dos países em vias de desenvolvimento, no contexto de uma crise econômica e financeira global que, por si só, está causando uma crise social?

A Cáritas tem um papel-chave a desempenhar na resposta da Igreja a estes novos desafios. Ela está ao serviço da resposta da Igreja e não apenas do sofrimento e injustiças de uma economia mundial que oferece abundância a alguns e miséria e violência a outros.

Para que a Cáritas seja um sinal efetivo da identidade e missão da Igreja, deve clarificar a sua própria identidade. A Cáritas faz isso de forma mais eficaz, quando as instituições que a constituem (em todo o mundo) descobrem a sua própria identidade, no relacionamento mútuo umas com as outras, numa missão e visão comuns.

 

Fonte: Extratos do texto da Comissão Teológica Internacional da Cáritas
Abril 2009 (Caritas Internationalis)

 

Equipe Cáritas Diocesana de Projetos Sociais

Compartilhe: