Missão nas ilhas de Belém

A juventude da Arquidiocese de Belém (PA), coordenada pelo bispo auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, reservou parte das férias de janeiro para uma experiência nas ilhas no litoral de Belém. Confira a reportagem.


Vivian Marler – Belém
Cristiane Murray – Cidade do Vaticano

Mês de janeiro chegou e o calendário juvenil já gritou: Férias!!! A juventude da Arquidiocese de Belém (PA), coordenada pelo bispo auxiliar, o salesiano Dom Antônio de Assis Ribeiro, reservou parte dessas férias para evangelizar. No último dia 20/01, finalizou uma experiência missionária a quatro ilhas localizadas no litoral de Belém, sob os cuidados da Paróquia São Francisco.

Foram quatro dias efetivos de visitas às ilhas de Jutuba 1 e 2, Ilha Nova, Ilha de Uribuoca, Ilha Longa e Ilha de Cotijuba onde cerca de 30 jovens que fazem parte do processo de formação de jovens missionários testemunharam a experiência de sentir-se amado por Deus, através de momentos de estudos bíblicos, retiros espirituais e celebração dos sacramentos.

Respeito e interação
Para Dom Antônio de Assis, “a experiência missionária requer a experiência da visita, uma forma de encontro com o outro para perceber os clamores do povo. Requer uma atitude de liberdade, disponibilidade, respeito, contemplação, meditação e ao mesmo tempo de serena interação para com o próximo. O modelo do missionário, que esses jovens carregam é Jesus Cristo, o enviado de Deus Pai para salvar a humanidade. Ele é o nosso Mestre, Senhor e Salvador. O Missionário é continuador da missão de Jesus Cristo. E essa juventude foi convocada e enviada por Ele”.

“ Para ser missionário é preciso ter características com base no modelo missionário que é Jesus Cristo ”

“O jovem missionário tem que estar em consonância com os ensinamentos de Jesus. Deve possuir algumas atitudes importantes como a simpatia e a empatia, esforçando-se para entrar em sintonia com os outros, em relação agradável de escuta respeitosa; deve ter alegria porque o missionário é portador da Boa Noticia da Salvação, daí a sua alegria e otimismo em anunciar; deve ter disponibilidade como Maria e Jesus, pois o missionário precisar estar pronto para dar respostas às necessidades”.

Características do modelo de jovem missionário
“Não pode ser frio e nem seco, tem que ter sensibilidade, ser atencioso, ter compaixão principalmente junto aos mais necessitados e sofredores; o evangelizador faz parte da comunidade dos discípulos de Jesus, por isso, não anda isolado, não é individualista, tem profundo senso de responsabilidade e espírito fraterno; desse senso comunitário brota o espírito comunitário, e tem que ser proativo, ter o espírito de iniciativa, como Maria, tem que ter a capacidade em perceber as necessidade e tomar iniciativas discretas para dar respostas oportunas” detalha o salesiano.

Mais conhecimento e maturidade
Muitos jovens se identificaram com essas características como Adriano, 22, da paróquia Divina Misericórdia, Mayara Sena, 20, da paróquia Nossa Senhora de Fátima, e Érick Dias, 19, representante da Área Missionária de Santa Teresa de Calcutá.

“Estes jovens estão fixando o seu olhar nas atitudes de Jesus, em seus gestos, em suas palavras e aderindo ao seu projeto, o Reino de Deus. A visita missionária fez com que eles tenham uma experiência de Fé no projeto de Deus para com a humanidade que quer a salvação de todos, eles são a continuação da missão de Jesus Cristo, sentem-se convocados e enviados por Ele. Esta experiência fará com que esses jovens tenham a oportunidade de exercitarem o seu protagonismo na dimensão pastoral, dando a oportunidade de darem o verdadeiro testemunho de maturidade cristã, tornando-se evangelizadores de outros jovens”, concluiu Dom Antônio de Assis.

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário