Cnbb › 05/02/2018

Nordeste 3

Erigida no último dia 22 de novembro, a diocese de Cruz das Almas (BA) foi instalada em 28 de janeiro, durante celebração que reuniu centenas de pessoas na praça em frente à Matriz da paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, no município que dá nome à nova Igreja Particular do regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A missa presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Anielo, também marcou a posse do primeiro bispo da diocese, dom Antônio Tourinho Neto.

São 10 municípios, 12 paróquias e 185 comunidades que compõem a nova diocese, localizada no Recôncavo Sul da Bahia. Está a 146 quilômetros da capital Salvador (BA), cujo arcebispo, dom Murilo Krieger, vice-presidente da CNBB, ressaltou no início da celebração o sonho dos bispos da região que desde a década de 1970 pediam a criação de várias dioceses no Recôncavo. Cruz das Almas foi a última delas, antecedida por Jequié, Itabuna, Barreiras, Irecê e Camaçari.

Em sua homilia, dom Giovanni D’Anielo ressaltou que uma diocese nasce da solicitude e do amor. Dom Antônio Tourinho Neto, empossado como primeiro bispo de Cruz das Almas na mesma celebração, disse que o primeiro ano será de observação para ter o controle daquilo que a evangelização precisa.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.