Nota de Falecimento

dom José Doth de Oliveira

O corpo do bispo emérito da Diocese de Iguatu (CE), dom José Doth de Oliveira, 79 anos, vai ser velado na Catedral de São José, em Iguatu, a partir deste terça-feira, 28. Haverá missa de duas em duas horas. O sepultamento será após a missa de corpo presente, ás 9h, na quarta-feira, 29. Antes disso, haverá missas de corpo presente na cidade de Pedra Branca (CE), no distrito de Mineirolândia, em Mombaça.

O religioso morreu neste domingo, 26, na cidade de Pedra Branca. Dom José Doth que sofria de problemas decorrentes do Alzheimer, estava internado desde a última quinta-feira, 23.

O bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem, divulgou nota de falecimento. A diocese decretou lutou oficial por sete dias para que as devidas honras e despedidas sejam prestadas pela população ao bispo emérito.

Dom José Doth foi consagrado bispo em 1990, assumindo a função de bispo coadjutor da diocese de Iguatu, onde permaneceu até 2000, quando assumiu a função de Bispo titular. Em 2009, renunciou ao cargo devido a problemas de saúde. Seu lema episcopal foi “Cum Maria, Matre Jesu (Com Maria mãe de Jesus)”.

Seu principal legado foi a construção da catedral de Iguatu, dedicada a São José, padroeiro da diocese e seu santo de devoção.

Atividade como Bispo

“Bispo Coadjutor de Palmares-PE (1990-1992); Bispo Coadjutor de Iguatu-CE (1992); Bispo Acompanhante da Comissão do Clero no Regional; Bispo Acompanhante da CRB no Regional-NE 1; Bispo Acompanhante dos Institutos Seculares do Regional NE 1; Bispo de Iguatu-CE (2000-2009).”

Deixe um comentário