Cnbb › 19/09/2019

Novas perspectivas para o Celam

Em reunião com o Papa, presidência do Celam fala sobre novas perspectivas da entidade

A presidência do Conselho Epsicopal Latino Americano (Celam) reuniu-se com o Papa Francisco, no Vaticano, no início desta semana, dia 16 de setembro. O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, o primeiro vice-presidente, visitou a Rádio Vaticano e durante o encontro respondeu a perguntas sobre o recente encontro com o Papa Fracisco e as atividades do Celam.

As novas perspectivas do Conselho Episcopal Latino-Americano, a renovação do Celam, o serviço intercontinental às Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, a promoção de iniciativas e subsidiariedade foram alguns dos temas citados por Dom Odilo.

Dom Odilo disse que o encontrou transcorreu num clima de muita proximidade com os bispos latino-americanos. Na oportunidade a presidência do Celam pôde falar dos processos em curso na organização, como a proposta de renovação da entidade, aprovada em sua última assembleia, em maio deste ano, para adequar-se às novas situações.

“A ideia é marcar o conceito de que o Celam não é uma conferência mas um conselho a serviço das conferências episcopais e que acompanha a vida da Igreja no subcontinente, América Latina e Caribe“, disse.

Dois princípios, segundo o cardeal Odilo, estão orientando este processo o da solidariedade entre as Igrejas e o da subsidiariedade. “Que cada um faça aquilo que é próprio da sua competência. Segundo dom Odilo, as coisas mudaram muito, desde 1955, quando o Celam foi criado. “Há, portanto, uma necessidade de rever os métodos, buscando atuar mais em frentes de trabalho e/ou com as questões centrais para a Igreja na América Latina”, disse.

O papa ouviu muito e incentivou a que o Celam faça a renovação do seu trabalho tendo em vista ser mais eficaz em sua atuação. Dom Odilo explicou que a renovação parte de um processo de avaliação e que foi aprovada em assembleia do órgão. Além do encontro com o Papa, cardeal Odilo disse que a presidência visitou e se reuniu com vários Dicastérios e organismos que estão a serviço da Igreja no mundo.

Fonte: CNBB com informações do Vatican News

 

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.