Eventos Especiais › 01/10/2016

Outubro Rosa

outrubro-rosaÉ muito importante que as mulheres se conscientizem da necessidade de fazerem os exames de mamografia e da citologia oncótica (Papanicolaou) com intervalos máximos de dois anos.

Quem deve fazer estes exames? A citologia oncótica de ser feita em todas as mulheres em atividade sexual e/ou mulheres acima de 25 anos mesmo sem atividade sexual, já a mamografia deve ser feita em mulheres acima de 40 anos e nos casos de história familiar de câncer de mama, pode começar mais cedo.

No caso do câncer de colo uterino, ele pode ser evitado com a citologia oncótica, uma vez que esta doença é de instalação lenta e apresenta lesões consideradas pré-cancerosas que podem ser tratadas de forma relativamente simples e com grande resolutividade, já no caso do câncer de mama o que se busca é o diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo se fizer o diagnóstico menos mutilante será o tratamento e com maior chance de cura. Mulheres com história de câncer de mama ou ovário na família tem maior risco de ter câncer de mama e devem fazer a mamografia com intervalo anual, assim como as mulheres que estão em uso de reposição hormonal para tratamento do climatério.

Estes exames estão à disposição da população nas unidades de saúde do município. Basta a mulher comparecer a uma unidade e informar que deseja fazer os exames, ela será orientada a passar pela consulta de enfermagem ou médica na unidade que colherá a citologia e solicitará a mamografia desde que indicada para a sua faixa etária.

Conselho Municipal de Saúde e Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher
São José do Rio Preto/SP

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.