Notícias Diocesanas › 11/11/2015

Pastoral Universitária

A Pastoral Universitária, coordenada pelo Padre Hallison Henrique de Jesus Parro, promoveu no dia de hoje, quarta-feira, 11 de novembro, o primeiro encontro dos diretores e reitores das universidades e demais centros acadêmicos da cidade de São José do Rio Preto com o bispo diocesano, Dom Tomé Ferreira da Silva. O objetivo do encontro foi refletir sobre os desafios culturais contemporâneos e o papel das universidades na sociedade civil. Os convidados foram recepcionados pelo bispo diocesano no Palácio Episcopal Dom Lafayete Libânio, com um café da manhã.

Estiveram presentes os seguintes convidados: a Diretora da UNESP (IBILCE), a Prof. Dra. Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira; o Diretor da FAMERP, Dr. Dulcimar Donizeti de Souza; o Presidente da Mantenedora da FACERES, Dr.Toufic Anbar Neto; a Professora Solange de Fátima Ferrari Belentani, assistente administrativa da FATEC; e as representantes da UNIP (Renata) e das Faculdades Integradas DOM PEDRO II (Ana).

Dom Tomé agradeceu a presença de todos e os presentou com a Encíclica do Papa Francisco, Laudato si’, que aborda a visão da Igreja sobre a Ecologia e a responsabilidade de todos pela preservação do planeta. De acordo com o Padre Hallison, essa iniciativa visa responder ao apelo do Papa sobre a missão da Igreja como instrumento de salvação. A Igreja quer ser parceira da universidade, porque ambas têm o objetivo comum de promover o homem e de buscar a verdade existencial, seja por meio da fé, seja por meio da pesquisa científica. Entre os dias 23 a 27 de novembro, a Pastoral Universitária promoverá a 1ªSemana de Fé e Razão, no Anfiteatro I, da UNESP, das 17h45 às 19h. A entrada é gratuita.

Atualmente, a Igreja está presente nas universidades por meio dos diversos grupos de oração, pertencentes ao MUR (Movimento Universidades Renovadas), da Renovação Carismática Católica. Todos os meses há celebrações eucarísticas na FAMERP e na UNESP, presididas pelo Padre Hallison. Para o próximo, a Igreja Católica tem o objetivo de promover, em parceria com as universidades, uma série de palestras e formações sobre a ecologia, já que esse também será o tema da próxima Campanha da Fraternidade, durante a quaresma de 2016.

Sistema diocesano de Comunicação

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.