Notícias Diocesanas › 02/10/2017

Peregrinação Diocesana

Foi em 1717 que uma imagem simples e quebrada transformou a fé de um povo até receber o título de Padroeira do Brasil

Tudo começou quando os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, e estava visitando a região no período de 17 a 30 de outubro de 1717.

Foi após várias tentativas de pesca, que os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida, rio abaixo, a cabeça. João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia depois de colocar a imagem dentro do barco, puderam vivenciar a ação da Mãe de Deus. Os pescadores que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Antes de levarem os peixes para o banquete, entregaram os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera, e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes. Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem o terço e cantarem a ladainha. (Fonte A12.com)

 

Em unidade com a Igreja do Brasil, as paróquias da diocese de São José do Rio Preto se preparam para celebrar o Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil, retirada das águas do Rio Paraíba do Sul.

De 30 de Agosto de 2016 a 28 de Janeiro de 2017, uma imagem fac símile, enviada pelo Santuário Nacional de Aparecida, percorreu as paróquias da diocese visitando também hospitais, creches e diversos locais públicos. A peregrinação da imagem em nossa diocese deu início aos preparativos do Jubileu dos 300 anos que iremos celebrar no próximo 12 de outubro. A Basílica Menor Nossa Senhora da Conceição Aparecida no bairro Boa Vista, em São José do Rio Preto, celebra a novena em louvor a padroeira de 03 a 11 de outubro e as paróquias agrupadas em regiões pastorais realizam a Peregrinação Diocesana nos dias 03, 04, 05, 06, 09, 10 e 11 de Outubro com celebração Eucarística às 19h30 presidida por dom Tomé.

Confira a Programação da Peregrinação Diocesana | Basílica Menor Nossa Senhora Aparecida:

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.